Páscoa: mais do que ovo de coelho, um apelo à redenção

Por: Editorial

29/03/2024 - 06:03

 

A Páscoa é uma data emblemática que evoca significados profundos de existência, renovação, esperança, solidariedade e compaixão. No entanto, em meio às festividades e tradições comerciais, é fundamental refletir sobre o verdadeiro valor dessa celebração, confrontando com as realidades cruas e complexas que permeiam nossa sociedade, como a intolerância, a fome, as guerras, os preconceitos e a desumanização.

A Páscoa transcende os ovos coloridos e relembra, ritualisticamente, a saída do povo judeu do Egito, após 400 anos de escravidão, ou sacrifícios. Nos remete a “passagem”, por estar relacionada à noite em que a última praga foi lançada sobre o Egito, tendo o anjo de morte ferido os primogênitos egípcios, marcando a libertação do povo judeu.

Sua mensagem e sentido são de renascimento e redenção, nos convidando a refletir sobre nosso papel como agentes de transformação e construtores de um mundo mais justo e solidário. É um convite à ação, à consciência social e a superação das fraquezas e injustiças que maculam a condição humana e flagelam nossa convivência.

O ovo de coelho tem seu simbolismo superficial, sobretudo, seu valor calórico que nos torna um pouquinho mais gordos. A Páscoa, por sua vez, contém a mensagem do maior dos sacrifícios, significando o triunfo sobre a morte, permitindo nos tornar um pouquinho mais humanos. A humanidade está passando pelos angustiantes sacrifícios da intolerância, preconceitos de toda ordem, conflitos, guerras, desunião, paranoias diversas, representando um ciclo preocupante de desumanização.

Estamos perdendo a capacidade de olharmos para além de nós mesmos. O mundo nos pede que a Páscoa seja celebrada como um apelo a redenção. Por isso, é com esse espírito que nós, da Rede OCP de Comunicação, desejamos a todos uma Feliz, significativa e redentora Páscoa.