Uma criação brasileira, surgida em Recife na década de 20, o cobogó é um elemento que traz funcionalidade e estética. Ele se assemelha a um tijolo vazado e sua principal função é a possibilidade de ventilar e iluminar melhor os ambientes, trazendo um maior conforto e economia ao projeto.

Foto divulgação
O cobogó traz consigo certa poética ao projeto de arquitetura. Seus elementos vazados desenham sombra nos pisos e paredes, gerando efeitos que transformam todo o ambiente para quem vê, desde o exterior ao interior.
Durante as estações e ao longo dos dias essa luz natural surge de diferentes formas como um componente que sobrevém na Arquitetura. No decorrer da noite, a luz artificial atravessa os pequenos vãos do interior para o exterior, tornando a arquitetura uma espécie de luminária urbana que interage com as sombras de seus usuários e mobiliário.

Foto divulgação
Atualmente, o cobogó é produzido com materiais e em formatos diferentes e tem um uso bem explorado na decoração. Apesar da permeabilidade visual, os cobogós, de certa forma, trazem privacidade ao usuário e por este motivo são comumente utilizados como divisores de ambientes internos e externos. Vale saber usar a criatividade e a harmonia.

Foto divulgação
PJV Arquitetura
Saiba mais e fale conosco através de nosso site e redes sociais: