O pinhão – orgulhosamente brasileiro!

Foto: divulgação

Por: Juliana Nardelli

16/07/2024 - 13:07 - Atualizada em: 16/07/2024 - 16:09

Vivendo o inverno no sul do Brasil é quase impossível esquecer do pinhão. Ele está presente em diversos preparos e ocasiões.

Orgulhosamente brasileiro, o pinhão vem de uma árvore típica do Sul do país: a araucária. O fruto da araucária é a pinha, onde o pinhão se forma. A pinha é uma estrutura redonda, fechada, que com o tempo vai se abrindo até liberar o pinhão. A pinha pode ultrapassar os três quilos e guardar até 100 sementes, os pinhões, que degustamos um a um, de forma tão prazerosa!

O pinhão é consumido há muito tempo; era a principal fonte de alimentação de algumas tribos indígenas da região Sul. Animais como a cotia, o esquilo e a gralha azul se alimentam dele e ajudam muito na propagação da espécie, já que “escondem” as sementes na terra para se alimentar depois. Esquecidas, algumas sementes acabam virando novos pinheiros — como muitas são “esquecidas” lá, tornam-se então novos pinheiros. As aruacárias devem ser protegidas, porque grande parte delas foi cortada, em busca de madeira. Uma riqueza que leva décadas para se recompor.

É importante respeitar a natureza e seu tempo. Se as pinhas saem do pé antes da hora, pode haver prejuízos na propagação da espécie, sem o replantio dos pinheiros. A colheita acontece entre abril e julho, quando se tem o fim da queda dos frutos, e deve ser sempre feita de forma correta, respeitando sua maturação natural.

O pinhão traz vários benefícios para o nosso organismo:

Protege o sistema cardiovascular;
Contribui com a saciedade;
Faz bem para o cérebro;
Regula o intestino;
É aliado da visão;
Indicado para quem tem anemia;
Pode aumentar a imunidade.

Pratos com pinhão vão desde seu preparo mais simples: cozido na pressão, até os elaborados: paçoca de pinhão, farofa de pinhão, entrevero com diversas carnes, spaecada de pinhão. Na época de inverno, inserir pinhão em pratos clássicos como risoto, escondidinho, pasteis e sanduiches gourmet têm sido cada vez mais frequente. Com criatividade, essa semente pode ser inserida inclusive em pratos doces.

Me conta, qual sua forma preferida de comer pinhão?

 

Notícias no celular

Whatsapp

Juliana Nardelli

Participante do Masterchef 2021, influenciadora digital e ativista da gastronomia afetiva. Após uma marcante participação no Masterchef Brasil em 2021, a estilista de moda Juliana Nardelli encontrou na gastronomia uma nova paixão. Agora, como influencer digital, Juliana compartilha seu olhar detalhista em dicas e conteúdos exclusivos sobre gastronomia afetiva.