Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lideranças de Jaraguá do Sul buscam apoio para espaço de acolhimento destinado às mulheres vítimas de violência

Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Por: Áurea Arendartchuk

22/03/2023 - 06:03

Lideranças jaraguaenses se reuniram no começo da semana, em Florianópolis, com a vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm para tratar da construção de espaço de acolhimento para mulheres vítimas de violência e drogas, em Jaraguá do Sul.

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) integrou a comitiva liderada pela vereadora Nina Santin Camello (PP). Também participaram da reunião o empresário Edson Junckes e o coordenador da Associação Beneficente Novo Amanhã, Mateus Mantovan.

O projeto apresentado à vice-governadora pretende criar a Casa Izabel. O projeto, idealizado pela Associação Novo Amanhã, acolherá até 24 mulheres vítimas de violência acompanhadas ou não de filhos. Oferecerá, além de abrigo, assistência psicológica, social e de saúde.

A entidade já possui o terreno e o projeto total está orçado em R$ 2,6 milhões, mas poderá ser executado em partes.

Segundo a vereadora Nina, a expectativa é que em breve o projeto se concretize. “Estamos buscando apoio para que finalmente nossa região conte com uma casa de acolhimento para essas mulheres. Estamos cada vez mais perto de conseguir tirar esse projeto tão importante do papel”, completa.

O deputado Caropreso comenta que trata-se de um projeto importante, uma proposta do terceiro setor, de uma entidade que viu nascer quando era vereador em Jaraguá do Sul. “Infelizmente, vivenciamos um escalada de casos de violência contra a mulher. A vítima precisa de um atendimento humanizado e acolhedor para que possa ter um recomeço, por isso nosso apoio ao projeto”, explica.

Lunelli solicita ampliação da defensoria pública em Jaraguá do Sul

O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) é autor de moção solicitando a ampliação do quadro de defensoria pública em Jaraguá do Sul. O texto foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa na terça-feira e será encaminhado ao governador Jorginho Mello. O parlamentar lembrou que, no ano passado, a estrutura atendeu mais de 2.200 pessoas em Jaraguá e que há uma demanda represada pelo serviço de advocacia pública. São dois defensores públicos no município e um agente administrativo.
A Defensoria Pública foi criada há dez anos em Santa Catarina. Em 2022, uma lei foi aprovada no Estado criando outros 25 cargos na estrutura. A reivindicação de Lunelli é para que um dos defensores seja nomeado para atuar no município, bem como com os respectivos servidores inerentes à instalação de cada Defensoria.

A Defensoria Pública tem como papel fundamental garantir direitos a pessoas de baixa renda, seja na demanda judicial por medicamentos, cirurgias, regulamentação de guarda de menor, divórcio, direitos de consumidores, idosos, e crianças, entre outras.

 

Projetos de restauração

O plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, aprovou ontem o projeto de lei que concede premiação aos contemplados no concurso de apoio a projetos arquitetônicos de restauração de edificações históricas, culturais e religiosas tombadas na região do bairro Rio da Luz. Os recursos vêm do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural (Fumphaan). O investimento é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura e o Ministério Público Federal. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para sanção

Recursos

Ao todo, serão distribuídos R$ 593.990 para seis entidades: Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz – Salão Barg, Sociedade Desportiva e Recreativa Rio da Luz II – Salão Centenário, Sociedade Esportiva e Recreativa Guarany, Sociedade Recreativa Vitória, Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Apóstolo Paulo e Paróquia Evangélica de Confissão Luterana da Paz. Os contemplados terão prazo de 12 meses para executar as obras do projeto, a partir da data do recebimento do recurso.

Miniterminais

Os vereadores jaraguaenses aprovaram ontem indicação de Anderson Kassner (PP) que solicita à Prefeitura jaraguaense a construção de miniterminais de ônibus em bairros da cidade. O parlamentar afirma que isso ajudaria a população que mora em locais mais afastados do Centro. Ele sugere que os pontos de integração sejam implantados nos bairros Nereu Ramos, Rau e João Pessoa. Kassner lembra que um miniterminal já está sendo feito na localidade Santo Estevão, no Garibaldi e que será um grande avanço para os munícipes do lugar. A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do pedido.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.