Investimento em cultura é ação visionária

Por: Editorial

14/12/2023 - 06:12

 

Significativa parcela da população ainda persiste na retrograda ideia de que patrimônio histórico, manifestações culturais e artísticas são inúteis, pouco agregam, consomem recursos e atrapalham o desenvolvimento. É um pensamento reducionista e não se sustenta, pois, não há desenvolvimento sem cultura.

Um povo culturalmente desenvolvido é mais crítico, mais consciente, mais compreensivo, mais colaborativo, mais criativo, mais inclusivo, mais livre. É importante considerar, não obstante, que o desenvolvimento de uma sociedade é multifacetado e depende de uma combinação de diversos fatores, como educação de qualidade, infraestrutura, saúde, segurança, governança eficiente, estabilidade política, acesso a recursos naturais, oportunidades, entre outros.

No entanto, os recursos investidos em cultura impactam positivamente em todas essas variáveis. Consciente dessa realidade, e com o propósito de valorizar a cultura e a arte de Santa Catarina, o Governo do Estado, a Celesc e a Fundação Catarinense de Cultura apresentaram, nesta quarta-feira (13), os projetos aprovados no edital 2023 do Programa de Incentivo à Cultura (PIC).

Serão investidos mais de R$ 20 milhões em incentivos culturais, que beneficiarão projetos de todas as regiões, prestigiando também o interior, onde há um grande potencial cultural, com importantes projetos e talentosos artistas. Uma ação visionária que merece enaltecimento.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp