“Governo Moisés tem aprovação de 66% dos catarinenses”

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

13/06/2019 - 05:06 - Atualizada em: 13/06/2019 - 14:38

O Instituto Mapa divulgou esta semana o relatório final da pesquisa de opinião pública que avaliou o governo Carlos Moisés em seus primeiros cinco meses. No item satisfação geral, 46,6% dos entrevistados consideram o governo como bom e ótimo, 37% como satisfatório e 7,9% ruim ou péssimo.

Sobre a aprovação do governo, dois terços dos entrevistados, ou seja 66,3% aprova o governo, com desaprovação de 17,9%.  Sobre o índice de confiança é de 65,6% contra 26,1% que não confiam.

Em março, a mesma pesquisa feita pelo Mapa,  apontava o governo de Carlos Moisés com percentual de 42,3% de ótimo e bom, 33,1% como regular e 7,8% ruim e péssimo. No mesmo levantamento, a aprovação era de 55,3% e 16,7% de desaprovação.

No quesito confiança, o percentual foi de 64,4%, contra 22,2% que não confiavam. Comparando os percentuais das duas pesquisas, o governo Moisés aumentou em todos os quesitos citados aqui, sendo a maior diferença foi para aprovação que subiu 11%.

A pesquisa do Mapa foi qualitativa por amostragem em que foram entrevistadas 1.228  pessoas, distribuídas em 42 municípios das seis mesorregiões do Estado, estratificadas por cotas de gênero, faixa etária e escolaridade. Os dados foram coletados de 20 a 31 de maio e o índice de confiabilidade é de 95% com margem de erro de 2,8%.

Medidas de economia

Entre alguns pontos destacados pelo governo Moisés e que são vistos com bons olhos pela população estão: as ações de reestruturação e economia para tornar a máquina pública mais eficiente.

O fim das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs), revisão de contratos, corte de cargos comissionados, adequações no processo de compras para economia de R$ 100 milhões este ano e a reforma administrativa que deve garantir economia de R$ 500 milhões em quatro anos.

Hospitais públicos

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou esta semana o Projeto de Lei 84/2019, do deputado Vicente Caropreso (PSDB) que prevê que a Secretaria de Estado da Saúde apresente em audiência pública, a ser realizada a cada quatro meses no parlamento, relatório com os índices de produtividade dos 13 hospitais públicos catarinenses.

Na justificativa do projeto, o parlamentar enfatiza que o objetivo da proposta é socializar a divulgação dos indicadores que representem a produtividade dos hospitais públicos, bem como avaliar os resultados e corrigir possíveis falhas na gestão hospitalar.

O deputado lembrou que o impacto financeiro das 13 unidades hospitalares públicas do orçamento da Secretaria de Estado da Saúde, representa quase um terço total de recursos disponíveis.

122 anos de Corupá 

A Prefeitura de Corupá lança nesta quinta-feira (13) a programação dos 122 anos da cidade. O aniversário é comemorado no dia 7 de julho, mas a programação inicia bem antes.

O lançamento, será feito pelo prefeito João Carlos Gottardi (PSD), no auditório da Secretaria de Educação e Cultura de Corupá. Entre as atrações previstas para este mês e o próximo estão: apresentações de dança, canto, orquestras, exposição de artistas corupaenses, corrida de rua entre outras.