Por Elisângela Pezzutti
Interina
Na manhã desta quarta-feira (17), o governador Jorginho Mello recebeu a visita da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, na Casa d’Agronômica. No encontro também estavam presentes a vice-governadora Marilisa Boehm; o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar; a presidente do IMA, Sheila Meirelles; secretários de Estado; o cônsul-geral dos EUA em Porto Alegre, Carrie Muntean, e representantes do consulado em Porto Alegre, que responde pelas relações diplomáticas entre EUA e SC. Na ocasião, o governador falou dos potenciais do estado e apresentou um vídeo institucional com informações sobre a economia, turismo e serviços, entre outras áreas.
Bom relacionamento
Jorginho Mello destacou a importância de manter a boa relação, principalmente com países que já fazem negócios diretos com Santa Catarina. “Eu recebi hoje a embaixadora dos EUA e pudemos mostrar dados e números do que a gente é exemplo para o Brasil. Esse é o tipo de relação e parceria que é bom para os dois lados, pelo que representamos e pelo que fornecemos dentro da balança comercial brasileira”, destacou o governador. O objetivo do encontro é garantir parcerias e a cooperação nas áreas de comércio e investimento; saúde, ciência e tecnologia; meio ambiente; agricultura; educação; direitos humanos; cooperação internacional e internacionalização; melhores práticas na resolução de problemas administrativos e segurança pública, além de colaborar para a definição de metas, parâmetros e resultados claros, visando o intercâmbio das melhores práticas, serviços e tecnologias. Com a assinatura do memorando as pastas envolvidas realizarão os estudos técnicos sobre cada tópico buscando entendimento recíproco.
Oportunidades de cooperação
A Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, agradeceu o engajamento de Santa Catarina e disse estar ansiosa para continuar a parceria daqui pra frente. “A assinatura deste Memorando de Entendimento dá continuidade à nossa histórica relação bilateral e abre oportunidades de cooperação entre Santa Catarina e os Estados Unidos, especialmente nas áreas de comércio e investimento; saúde, ciência e tecnologia; meio ambiente; agricultura; educação; direitos humanos e segurança pública. Acredito que vamos colher bons frutos”, declarou.
Parceria permanente
Com a assinatura do documento, a parceria com os Estados Unidos será permanente, sem a necessidade de renovar o memorando a cada novo governo. O secretário de Estado da Articulação Internacional, Juliano Froehner, afirmou que esse encontro vai estreitar ainda mais a relação entre esses dois grandes parceiros, já que Santa Catarina e os EUA têm muita coisa em comum. “Nós temos a economia, projetos, a indústria que tem presença nos Estados Unidos. E várias industrias importantíssimas com presença em solo catarinense e uma grande vantagem competitiva no sentido de apoio tecnológico, logístico e aproximação econômica”, reforçou.