Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Governo de SC e Embaixada dos EUA no Brasil firmam parceria em áreas prioritárias e projetam intercâmbio de especialistas

Foto: Eduardo Valente/Governo de SC

Por: Elisângela Pezzutti

18/01/2024 - 07:01

Por Elisângela Pezzutti
Interina

Na manhã desta quarta-feira (17), o governador Jorginho Mello recebeu a visita da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, na Casa d’Agronômica. No encontro também estavam presentes a vice-governadora Marilisa Boehm; o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar; a presidente do IMA, Sheila Meirelles; secretários de Estado; o cônsul-geral dos EUA em Porto Alegre, Carrie Muntean, e representantes do consulado em Porto Alegre, que responde pelas relações diplomáticas entre EUA e SC. Na ocasião, o governador falou dos potenciais do estado e apresentou um vídeo institucional com informações sobre a economia, turismo e serviços, entre outras áreas.

Bom relacionamento

Jorginho Mello destacou a importância de manter a boa relação, principalmente com países que já fazem negócios diretos com Santa Catarina. “Eu recebi hoje a embaixadora dos EUA e pudemos mostrar dados e números do que a gente é exemplo para o Brasil. Esse é o tipo de relação e parceria que é bom para os dois lados, pelo que representamos e pelo que fornecemos dentro da balança comercial brasileira”, destacou o governador. O objetivo do encontro é garantir parcerias e a cooperação nas áreas de comércio e investimento; saúde, ciência e tecnologia; meio ambiente; agricultura; educação; direitos humanos; cooperação internacional e internacionalização; melhores práticas na resolução de problemas administrativos e segurança pública, além de colaborar para a definição de metas, parâmetros e resultados claros, visando o intercâmbio das melhores práticas, serviços e tecnologias. Com a assinatura do memorando as pastas envolvidas realizarão os estudos técnicos sobre cada tópico buscando entendimento recíproco.

Oportunidades de cooperação

A Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, agradeceu o engajamento de Santa Catarina e disse estar ansiosa para continuar a parceria daqui pra frente. “A assinatura deste Memorando de Entendimento dá continuidade à nossa histórica relação bilateral e abre oportunidades de cooperação entre Santa Catarina e os Estados Unidos, especialmente nas áreas de comércio e investimento; saúde, ciência e tecnologia; meio ambiente; agricultura; educação; direitos humanos e segurança pública. Acredito que vamos colher bons frutos”, declarou.

Parceria permanente

Com a assinatura do documento, a parceria com os Estados Unidos será permanente, sem a necessidade de renovar o memorando a cada novo governo. O secretário de Estado da Articulação Internacional, Juliano Froehner, afirmou que esse encontro vai estreitar ainda mais a relação entre esses dois grandes parceiros, já que Santa Catarina e os EUA têm muita coisa em comum. “Nós temos a economia, projetos, a indústria que tem presença nos Estados Unidos. E várias industrias importantíssimas com presença em solo catarinense e uma grande vantagem competitiva no sentido de apoio tecnológico, logístico e aproximação econômica”, reforçou.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.