Os Irmãos Maristas se estabeleceram na cidade de Jaraguá do Sul no ano de 1940. Esta chegada foi fruto de uma necessidade da sociedade local e da Igreja: educar as crianças e jovens que aqui residiam, dando-lhes possibilidades de desenvolvimento e novas perspectivas. A sua missão principal foi o Colégio São Luís, mas logo surgiram outras demandas que reconfiguraram a comunidade religiosa que aqui estava.
Além de Colégio, o local foi centro de formação para futuros Irmãos (Juvenato) e sede de província (Extinta Província Marista de Santa Catarina), além de sede do Cesmar, do Programa Vida Feliz e do Movimento Champagnat da Família Marista. No que diz respeito à atuação dos religiosos, os Irmãos ainda apoiavam a Igreja local nos ministérios, na liturgia e na catequese.
São mais de 80 anos de história neste território. Foram muitas pessoas envolvidas, muitas amizades, muitas partilhas de vida, fé e muitos testemunhos. Nós, os Irmãos Maristas, somos gratos ao povo de Jaraguá do Sul por tudo o que construímos juntos, realizando o sonho de Champagnat.
Pelas coisas não tão boas, pelos erros, infidelidades, omissões e ocasiões em que poderíamos ter feito melhor e não conseguimos, pedimos perdão de todo o coração e suplicamos que nos recomendem a misericórdia divina.
Se viemos a este chão por uma necessidade da Igreja e da sociedade, em nosso discernimento institucional chegamos à conclusão que somos mais necessários em outros lugares. Lugares em que a educação não está sendo feita com qualidade, em que jovens estão se perdendo para o crime e a violência, onde há paróquias que necessitam de nosso trabalho para a construção de lideranças e outras demandas.
Assim sendo, percebemos que o nosso trabalho aqui está concluído. Cumprimos a nossa missão e, portanto, os Irmãos Maristas deixarão de residir nesta cidade, comunicado feito pelo Irmão Provincial Antônio Benedito de Oliveira em carta aos Irmãos no dia 21 de setembro de 2021. Apesar de nossa partida, o carisma Marista continuará com o Colégio Marista São Luís e com o Movimento Champagnat da Família Marista.
Agradecemos a todos que estiveram conosco, contamos com a compreensão de todos e pedimos fervorosas orações por nossa nova missão e por nossas vocações. Nosso muito obrigado!
Irmão Alison Furlan é FMS (Fratres Maristae a Scholis) e formador do Aspirantado Marista.