O Marista Brasil é conhecido nacionalmente por ser uma instituição que valoriza os valores cristãos dentro de uma educação que visa o cuidado integral de cada aluno. É de suma importância olharmos para o educando como um todo de múltiplas facetas. São Marcelino Champagnat, nosso pai fundador, era um homem santo e zeloso pela educação, com amor dentro dos princípios éticos cristãos, levando em consideração uma moralidade que construa cada vez mais o ser humano em sua plenitude, construção essa que não se dá sem a presença de Deus no seio familiar e no seio de nossos colégios.
O Marista é uma instituição de educação de confissão católica e para entendermos o trabalho da Pastoral em nossos colégios é interessante frisarmos este relevante aspecto.Como Colégio Marista São Luís, a Pastoral atua em diversas frentes, desde o berçário até o terceiro ano do Ensino Médio. É importante notar que, pastoralmente falando, essas frentes também incluem a relação com as famílias de nossos alunos e com cada colaborador do colégio.
A Pastoral é uma grande teia que perpassa os inúmeros horizontes de nossa instituição. Sendo assim, os pastoralistas estão aptos e prontos para lidar com as principais questões acerca da fé, das datas religiosas importantes de nosso colégio, sobre a transposição didática para nossos alunos, além de inúmeros temas que demandam atenção e cuidado. Cada demanda é gerada para pastoral através de nossos professores e dentro do cenário educacional do Marista Brasil.
O carro chefe da Pastoral Marista é a PJM (Pastoral Juvenil Marista). Este movimento interno é caracterizado como um grupo de jovens que em horário de contraturno se reúnem para vivenciar as virtudes Maristas que foram tão caras a nosso pai fundador, Marcelino Champagnat, e que até hoje são ponto de encontro e relação de nossos jovens em busca de um novo ideal, que seja horizonte fértil para vida desses educandos, embasados pela escuta e pelo acolhimento mútuo.
Portanto, a Pastoral em nossos colégios Maristas é uma dádiva, um diferencial que busca na vida de cada jovem em sua singularidade, abarcar o cuidado integral inserido na existência e educação humana, norteando assim a vida de nossos educandos para um futuro mais pleno e consciente de si e do próximo.