“Fábio Schiochet (PSL) defende financiamento público dos partidos”

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

05/04/2019 - 05:04

Na esteira da repercussão do projeto rejeitado pela Câmara, que permitia ao Novo devolver recursos do fundo partidário à União, o deputado federal Fabio Schiochet (PSL) diz que, além de seguir orientação partidária, entende que o financiamento público dos partidos foi instituído para evitar que haja casos de corrupção como revelados pela operação Lava Jato.

O parlamentar acrescenta que o modelo eleitoral bancado por empresas se mostrou um grande incentivo a desvios públicos que tiraram bilhões da saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

“Agora a doação de empresas é proibida e há mais transparência e controle nos gastos dos partidos. Sendo assim, do que adianta devolver o dinheiro sem ter a menor noção de onde ele será gasto?”, questiona.

Schiochet lembra que o texto submetido ao plenário não especificava onde o valor devolvido seria aplicado, apenas que ele voltaria para o Orçamento.

Desde que foi criado, o Novo anunciou que não utilizaria recursos públicos para se manter, pois defende que são os eleitores alinhados com as propostas que devem sustentar os partidos.

Mesmo que não tenham usado o argumento como justificativa direta, muitos parlamentares votaram contra o projeto por acreditar que ele poderia abrir uma discussão sobre o fim do financiamento público, modelo defendido por siglas opostas no campo ideológico como o PT e agora o PSL.

Montagens com os deputados catarinenses que votaram contra a proposta do Novo viralizaram nas redes sociais. Além de Schiochet, Angela Amin (PP), Darci de Matos (PSD), Helio Costa (PRB) e Pedro Uczai (PT) foram colocados no chamado “mural da vergonha”.

Para Schiochet, a discussão tomou um caminho equivocado. “Hoje em dia, os valores do fundo partidário são transparentes, estão sujeitos à prestação de contas e fiscalização por parte de qualquer cidadão”, diz.

Prestação de contas

Prefeito Antídio Lunelli (MDB) analisa a quarta edição da revista de prestação de contas do seu governo.

O material será entregue em todas as residências do município e traz informações sobre os números da Prefeitura, com as principais arrecadações e despesas, juntamente com a evolução do ano.

Outra parte do informativo é dedicada às ações e obras realizadas e em andamento.

Gastos do Estado preocupam

O relato do secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, sobre a situação financeira de Santa Catarina, gerou temor na reunião da Comissão de Finanças e Tributação da Alesc.

Apesar de afastar, em princípio, o risco de atraso no pagamento do salário do funcionalismo público, ele reconheceu que um empréstimo de US$ 1 bilhão é necessário para equilibrar as contas.

Vale ressaltar que Santa Catarina está com nota “C” no grau de endividamento. Além disso, o governo ainda conta com um resto a pagar de mais de R$ 600 milhões.

Reajuste de servidores

O cálculo que mostra que a Prefeitura poderá conceder a inflação, um pouco menos ou um pouco mais, aos servidores considera o pagamento dos triênios (6% de reajuste a cada três anos, o que daria 2% a cada ano).

Defesa da Lava Jato

O MBL e o Movimento Vem pra Rua, de Jaraguá do Sul, organizam uma manifestação em apoio à Lava Jato, à prisão em segunda instância, à CPI Lava Toga e ao pacote anticrime apresentado ao Congresso pelo ministro Sergio Moro.

Segundo um dos organizadores, Wesley Campos, o ponto de encontro será a Praça Angelo Piazera, às 16h de domingo.

Concessão para turismo

Nova rodada de debate sobre a possibilidade de abrir o Morro do Boa Vista e entorno para administração privada através de uma concessão pública aconteceu na noite de ontem.

As prefeituras de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Massaranduba realizaram uma audiência pública para apresentar os estudos realizados até agora.

O edital para escolha de empresa interessada segue aberto até o dia 15 de abril. Após a data, os inscritos terão três meses para elaboração do projeto.

O objetivo é organizar o fluxo no Morro do Boa Vista, permitindo que a concessionária explore acesso, estacionamento, transporte público, loja, restaurante, entre outras possibilidades que poderão estar contempladas.

Ponte pênsil

Vereadores Arlindo Rincos (PSD) e Anderson Kassner (PP) pedem ao Executivo o reparo imediato da ponte pênsil Jacob Alfredo Emmendoefer, no Baependi, interditada desde o ano passado, prejudicando a comunidade.

Os parlamentares dizem que o fato de ser um patrimônio histórico não justifica a demora para obra, considerada simples.

Apae de Guaramirim

As obras de ampliação a Apae de Guaramirim, agora com 600 metros quadrados a mais, foram entregues à comunidade. A diretoria agradeceu pelo apoio recebido.

O prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini (PP), o presidente da Câmara Osni Bylaardt (MDB), e o deputado Vicente Caropreso (PSDB), foram lembrados por terem viabilizado recursos para obra.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?