A campanha da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) em prol do voto local surtiu resultados na disputa para deputado estadual: não apenas os três candidatos mais votados do município são da região – o ex-prefeito Antídio Lunelli, o vereador Jeferson Cardozo e o deputado estadual Vicente Caropreso – como o trio sozinho concentrou 57% dos votos de Jaraguá do Sul.
Lunelli foi o grande puxador de votos de Jaraguá do Sul: sozinho, o ex-prefeito e empresário conquistou 34,45% dos votos jaraguaenses, obtendo 36.244 dos 105.178 votos válidos para a Alesc.
Ele foi seguido pelo vereador Jeferson Cardozo, com 11.948 votos – que não se elegeu – e por Vicente Caropreso, com 11.790, reeleito.
O quarto lugar no voto de Jaraguá do Sul foi a deputada Ana Caroline Campagnolo, com menos de um terço dos votos de Caropreso: foram 3.549 votos para a candidata do PL.
O voto local também teve força para deputado federal – mas com menos expressividade.
Carlos Chiodini (MDB) liderou com força a votação, com 15.87% dos votos de Jaraguá do Sul – o parlamentar conquistou 16.699 votos no município e mais um mandato na Câmara.
Ele foi seguido no voto de Jaraguá do Sul pelos liberais Jorge Goetten, de Taió, com 10.806 votos, e Caroline de Toni, de Chapecó, com 6.247 votos.
A advogada jaraguaense Djessica Barbosa, do Novo, foi a quarta candidata mais votada em Jaraguá do Sul, com 5.087 votos (4,8%) – ela obteve suplência.
Fabio Schiochet, do União Brasil, por sua vez, conquistou um mandato via quoficiente partidário – ele teve 4.472 votos, equivalente a 4,2% dos votos jaraguaenses.
Veja os candidatos mais votados em Jaraguá do Sul:
Deputado Estadual
- ANTIDIO ALEIXO LUNELLI – Movimento Democrático Brasileiro – 36.244
- JEFERSON CARDOZO – Partido Liberal – 11.948
- VICENTE AUGUSTO CAROPRESO – Partido da Social Democracia Brasileira – 11.790
- ANA CAROLINE CAMPAGNOLO GALVAO – Partido Liberal – 3.549
- MOACIR ANTONIO BERTOLDI – Partido Liberal – Anulado Sub Judice – 2.639
- CARLOS HENRIQUE DE LIMA – Partido Liberal – 1.636
- FRANCISCO ASSIS ROCHA – Partido dos Trabalhadores – 1.549
- MAURICIO JOSE ESKUDLARK – Partido Liberal – 1.331
- ARLINDO RINCOS – UNIÃO BRASIL – 1.279
- MARCELINDO CARLOS GRUNER – Partido Trabalhista Brasileiro – 1.218
Deputado Federal
- CARLOS ALBERTO CHIODINI – Movimento Democrático Brasileiro – Eleito por média – 16.699
- JORGE GOETTEN DE LIMA – Partido Liberal – Eleito por QP – 10.806
- CAROLINE RODRIGUES DE TONI – Partido Liberal – Eleita por QP – 6.247
- DJESSICA BARBOSA – Partido Novo – Suplente – 5.087
- FABIO LUIZ SCHIOCHET FILHO – UNIÃO BRASIL – Eleito por QP – 4.472
- LUIZ ARMANDO SCHROEDER REIS – Partido Liberal – Suplente – 3.966
- ANA PAULA DE SOUZA LIMA – Partido dos Trabalhadores – Eleita por QP – 3.745
- JULIA PEDROSO ZANATTA – Partido Liberal – Eleita por QP – 3.670
- MARCOS ANTONIO PEREIRA GOMES – Partido Liberal – Eleito por média – 3.081
- GILSON MARQUES VIEIRA – Partido Novo – Eleito por média – 2.813
Fiesc
O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, avalia que o segundo turno das eleições representa a oportunidade para que os candidatos escolhidos, tanto em âmbito nacional quanto estadual, aprofundem o debate sobre as questões decisivas para o desenvolvimento do Estado e do País. “O fundamental é que agora seja discutido com mais consistência como vamos construir um futuro melhor para os catarinenses e os brasileiros”, enfatiza a liderança.
Acijs [1]
Iniciativa do Núcleo de Marketing e Comunicação da Acijs, um painel nesta terça-feira (4) vai apresentar cases de sucesso de empresas e um mapeamento cultural do município. O evento, gratuito e aberto ao público em geral, ocorre às 19 horas, o Centro Empresarial. Inscrições podem ser feitas pelo portal In Rede no link https://bit.ly/3C2Ikfk.
Acijs [2]
A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) inicia nesta terça-feira (4) uma nova turma da capacitação que integra o programa de educação empresarial da entidade. O módulo da Trilha Empreendedora – “Gestão de Pessoas e Liderança na Prática” – tem início às 14 horas, no Centro Empresarial e é conduzido pelo consultor Cláudio Vicente, administrador com MBA em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção,
Inflação
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 5,88% para 5,74% para este ano. É a 14ª redução consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus de segunda-feira (3), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), em Brasília, com a expectativa de instituições para os principais indicadores econômicos.