“Doutor, gostaria de realizar meu tratamento com implantes dentários antes do Natal, é possível?”

Por: Gustavo Dagostim

17/10/2018 - 13:10 - Atualizada em: 17/10/2018 - 13:23

É muito comum a procura por atendimento odontológico nos últimos meses do ano com o intuito de melhorar a qualidade mastigatória e a estética. É nesta época antecedente as festas de fim de ano, que boa parte dos pacientes aproveitam também suas férias para que possam colocar sua saúde em dia.

Mas com o relógio contra o tempo em um espaço tão curto até as festas de fim de ano, pacientes que tem interesse em realizar seu tratamento através de implantes dentários irão possuir seus dentes fixos até o natal?!Em muitas situações é comum os pacientes que procuram a harmonização do sorriso esbarrarem em algo chamado “tempo de tratamento”.

Os implantes dentários são pinos de titânio instalados na estrutura óssea do paciente e tem por objetivo a substituição das raízes dos dentes perdidos. Então a grosso modo, eles são as raízes artificiais que serão responsáveis pela fixação dos dentes, conhecidos como próteses fixas sobre implante.

Mas a pergunta importante é: Existe possibilidade de instalarmos os implantes na estrutura óssea do paciente e devolvermos seus dentes fixos em pouco tempo? A resposta para essa pergunta é sim, existe. A situação é positiva e as notícias são favoráveis principalmente para pacientes que perderam todos os seus dentes na região inferior e hoje são usuários de próteses móveis totais também conhecidas popularmente por “dentaduras”.

Boa parte dos pacientes que convivem com problemas relacionados a próteses móveis, evitam a procura por um tratamento adequado devido à falta de tempo. Porém, direcionado a essas pessoas que são usuários de próteses móveis totais, existe um tratamento chamado carga imediata.

Esta técnica é baseada na instalação dos implantes dentários e na devolução dos dentes fixos em um período de vária entre 48 a 72 horas, dependendo da evolução de cada caso e também de cada paciente.

O tratamento é indicado para pacientes que perderam todos os seus na região inferior justamente pela estrutura óssea desta área ser mais volumosa e possuir maior quantidade na maioria das vezes que os pacientes procuram tratamento.

Mesmo em pessoas que por algum motivo perderam seus dentes em um período considerável de tempo, a possibilidade de realizar uma carga imediata ainda existe. Resumidamente, pessoas que por um longo período foram usuárias de próteses móveis totais na região inferior ao longo de 10, 20 anos ou mais, agora possuem a alternativa de concluírem seu tratamento em um prazo de 2 a 3 dias, restabelecendo a mastigação e a estética através de dente fixos.

Este tratamento é realmente algo fantástico, porém é importante mencionar que a chave para o sucesso está no planejamento adequado direcionado para cada paciente, além da análise criteriosa dos exames solicitados pelo profissional onde será possível analisar a estrutura óssea. É através desses exames, onde o mais indicado se chama tomografia computadorizada, é realizado o planejamento de todo o tratamento e transferido a boca do paciente através do profissional.

A Tomografia Computadorizada é um exame simples e rápido, semelhante a uma radiografia panorâmica convencional, entretanto, se trata de um exame mais específico e oferece informações mais precisas, facilitando o tratamento com implantes dentários e oferecendo mais segurança ao paciente e também ao profissional.  Hoje as possibilidades de tratamento são muito variadas e por esse motivo então que a odontologia se destaca cada vez mais no cenário atual não somente por transformar sorrisos, mas também por transformar vidas.

  • Dr. Gustavo Dagostim – CRO/SC 12.689
  • Cirurgião Dentista – Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial – Universidade Federal do Paraná(UFPR)
  • Especialista em Implantes Dentários (ZENITH)
  • Habilitado em Acupuntura na odontologia, Dor Orofacial e DTM (GAPEDOR)
  • Habilitado em uso de Toxina Botulínica terapêutica para tratamento de Desordens Orofaciais (ILAPEO)