“DMRI: principal causa de cegueira em países desenvolvidos”

Foto Divulgação

Por: Lucas Vianna Figuêiredo

01/10/2019 - 14:10 - Atualizada em: 01/10/2019 - 14:24

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma doença que acomete a mácula, uma região da retina que é responsável pela visão central.

A DMRI é a principal causa de cegueira legal no mundo ocidental. Nos Estados Unidos, 30% da população com idade maior ou igual a 75 anos apresenta algum grau da doença.

Esta doença degenerativa acomete principalmente indivíduos brancos, e tem como fatores de risco o tabagismo, hipertensão arterial, exposição excessiva à luz solar e íris de coloração clara.

Existem dois subtipos da doença: DMRI não exsudativa (ou seca) e a DMRI exsudativa (ou neovascular).

  • DMRI Seca: responsável por 90% dos casos da doença. É caracterizada por presença de alterações de atrofia e pigmentação da retina, levando progressivamente à perda da visão central.
  • DMRI Exsudativa: a doença é gravíssima e evolui com cegueira na grande maioria dos casos, se não tratada em tempo hábil. Ocorre formação de vasos sanguíneos anômalos na coroide (camada de vasos dos olhos) levando a hemorragias e perda abrupta da visão.

No curto período de atendimento oftalmológico que tenho realizado na nossa cidade de Jaraguá do Sul, nas estatísticas que realizo em relação às doenças mais prevalentes, me chamou muita a atenção o número de casos graves de DMRI.

Tal achado se deve ao fato de possuirmos uma população com alto número de idosos, brancos e de olhos verdes e azuis (íris clara).

Tratamento: É direcionado para o tipo e estágio da DMRI. Nas secas, com atrofia retiniana o uso de vitaminas antioxidantes em altas concentrações pode evitar a progressão para as formas graves da doença (DMRI exsudativa).

Já a forma grave é tratada com aplicações intraoculares de medicações antiangiogênicas que, infelizmente, são caras e acarretam uma sobrecarga tanto no SUS (Sistema Único de Saúde) como nos convênios de saúde.

O melhor método de prevenção é feito com consultas oftalmológicas de rotina, com análise detalhada do fundo de olho.

Clínica Correção da Visão

R. Leopoldo Malheiro, 172 , no Centro de Jaraguá do Sul | Telefone: (47) 3054-5700

Diretor técnico: Dr. João Roberto A. Machado
CRM 19.798
RQE SC 11.411