Covid-19: região Nordeste é a única que permanece em risco gravíssimo

Foto: Divulgação.

Por: Elissandro Sutil

30/08/2021 - 11:08

A Matriz de Risco Potencial divulgada no último sábado (28) pelo Governo de Santa Catarina mostra que apenas uma região está classificada com o risco gravíssimo (cor vermelha). É a região Nordeste, a região de Jaraguá do Sul, a única no nível máximo de atenção para a Covid-19. As demais estão no nível Grave.

A capacidade de atenção continua demonstrando níveis moderados de atenção e apenas a região Nordeste e o Planalto Norte continuam em alertas máximos.

De acordo com o Estado, a matriz continua organizada em quatro dimensões de prioridade atuais, que são Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e a Capacidade de Atenção.

A variável de óbitos na semana por 100 mil habitantes continua como Gravidade, por ser a informação epidemiológica mais precisa. A dimensão traz também a tendência de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave para avaliação por 100 mil habitantes.

A taxa de transmissibilidade (Rt) é agrupada com o número de infectantes por 100 mil habitantes na dimensão de Transmissibilidade.

Já a dimensão de Monitoramento avalia as variáveis de cobertura vacinal em maiores de 18 anos com segunda dose ou dose única completa, bem como a variação de número de casos semanal. A capacidade de atenção permanece como taxa de ocupação de leitos de UTIs adulto SUS reservado para Covid-19.

Novas regras

O Estado também publicou na última sexta-feira (27), novas medidas sanitárias, com alterações nos serviços de alimentação, eventos corporativos, casas noturnas, eventos sociais e eventos de grande porte.

Em resumo, o Estado liberou um número maior de clientes e convidados para os eventos sociais e casas noturnas.

“Antes no gravíssimo podia apenas 60 pessoas e agora podem 100 pessoas, desde que a área seja no mínimo de 200 metros quadrados, e no grave era 80 pessoas e agora podem 200 pessoas, numa área mínima de 360 metros quadrados”, explicou o secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti.

Outra alteração é que não há mais restrições de número de músicos no palco, mas deve-se ter uma distância de dois metros entre os músicos e os clientes. Caso este distanciamento não seja possível, deve-se adotar a barreira de proteção. Permanece proibido a área de dança. A pista de dança deve estar ocupada com mesas e cadeiras. Quatro pessoas no máximo devem ocupar uma mesa e as mesas devem estar dois metros distantes umas das outras.

*Com informações de assessoria de imprensa.

Notícias no celular

Whatsapp