“Covid-19 e saúde mental”

Foto Pexels.com

Por: Marcos Silva da Silveira

23/03/2020 - 10:03 - Atualizada em: 23/03/2020 - 10:39

Embora a humanidade já tenha enfrentado pandemias, não estamos preparados para crises repentinas que ameacem nosso bem-estar. Momentos como esses nos fazem enfrentar nossos medos mais primitivos, e isso é completamente normal – é o nosso sistema límbico sendo ativado, o qual é responsável pelo desencadeamento de emoções e comportamentos que buscam a preservação da vida.

Entretanto, às vezes, não nos damos conta de como podemos ser agentes de influência negativa ou positiva. Nosso comportamento é regido por um ciclo retroalimentar. Sendo: pensamentos, sensações, sentimentos, comportamentos e hábitos. Os hábitos dizem um pouco do que somos.

Portanto, alimente seus sentidos do que é bom! Veja, escute, leia e fale coisas positivas. Mas não devemos ser negligentes, precisamos seguir as recomendações de autocuidados.

Como estamos mais em casa é comum, num primeiro momento, ficarmos entediados, ociosos e preocupados. Mantenha uma rotina saudável de alimentação, tome banhos de sol e exercícios físicos, mas, principalmente, ocupe-se com atividades em grupo dentro de casa e virtualmente com seus amigos, colegas de trabalho e demais.

Por fim, a vida, em síntese, é o período do tempo que passamos por aqui. Reflita como você está fazendo isso, “estou aproveitando ou desperdiçando?”. Nossas crises existenciais, ansiedades e frustrações continuam conosco. Aproveite esse momento para ressignificar e ser melhor a si mesmo e aos outros.

Há pessoas perto de você que são mais vulneráveis emocionalmente e precisam de energia positiva. Os psicólogos estão preparados para atendê-lo virtualmente. A terra é nosso lar e somos todos irmãos.

Marcos Silva da Silveira

Psicólogo clínico (CRP 12/14788), psicoterapia para adolescentes, adultos e idosos.

Onde atende: Policlínica Rio Branco, na rua Barão do Rio Branco, 207 – Sala 6, no Centro de Jaraguá do Sul.
Contato: (47) 9 9963-5608 (WhatsApp) | Facebook