“Corrimento vaginal”

Por: Marcelo Langer

07/05/2021 - 09:05 - Atualizada em: 07/05/2021 - 15:51

Olá pessoal, hoje vou falar com vocês sobre um assunto bastante comum no consultório do ginecologista. Vamos conversar sobre o corrimento vaginal e a candidíase. Talvez muitas de vocês não saibam ainda, mas eles não são sempre sinônimos.

O corrimento vaginal pode ser de várias formas e ter diferentes características, inclusive ele pode ser normal (ou seja, não ser nenhuma doença) ou ser uma doença da vagina. Já a candidíase sempre será da mesma forma e com as mesmas características.

Primeiramente falando um pouco sobre o corrimento vaginal: como eu sempre digo, a vagina é autolimpante, ou seja, ela tem o seu fluxo natural de secreções. Essa situação faz com que ela permaneça saudável, com sua flora (micro-organismos) normal e com pH próprio. Algumas vezes a quantidade pode ser um pouco mais intensa (gestação, por exemplo) ou menos, mas nunca trará sintomas como coceira ou dor, ardência. Por outro lado, quando temos um corrimento que traz consigo algum dos sintomas citados sabemos que significa uma infecção. Essa infecção pode ser bacteriana ou fúngica (bactérias ou fungos).

Quando estamos diante de uma infecção por fungos, chamamos ela de candidíase. Geralmente ela se apresenta como um corrimento esbranquiçado, sem cheiro, porém com coceira e às vezes com ardência associada. A causa dessa doença pode ter diversos fatores que geralmente culminam com uma imunidade baixa. São elas: estresse, qualidade do sono, atividade física, uso abusivo de antibióticos, problemas intestinais e suas roupas íntimas.

Para tentar prevenir ou minimizar a ocorrência dessa infecção podemos melhorar algumas rotinas diárias: procure se alimentar com pouco carboidrato, açúcar e produtos industrializados, pratique atividade física regularmente, tenha uma boa qualidade do sono, controle seu estresse, se tiver indicação use probióticos para melhorar a questão intestinal, durma sem calcinha e não use roupas muito apertadas por muito tempo e só use antibióticos prescritos pelo seu médico. Em caso de dúvidas consulte seu médico!

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).