Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Como o estresse pode adoecer?

Foto:: Pixabay

Por: Erika Tavares

30/08/2022 - 05:08

Todos nós experimentamos estresse e provavelmente, em um momento ou outro, podemos sentir alguma condição induzida por ele. A verdade é que, segundo uma pesquisa de 2015, “Stress in America”, cerca de 31% dos adultos nos Estados Unidos relatam que o estresse tem uma influência forte ou muito forte em nossa saúde física.

Um estudo feito por pesquisadores da Michigan State University nos EUA forneceu uma explicação interessante sobre como o estresse pode afetar a nossa saúde.

Para entender melhor os efeitos do estresse sobre o organismo, os pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan investigaram os efeitos sobre os mastócitos, células do sistema de defesa do organismo.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Os mastócitos são células imunes que desempenham um papel fundamental em doenças inflamatórias e alérgicas, incluindo asma, reações alérgicas cutaneas ou alimentares, incluindo anafilaxia (reação alergica grave com risco de morte) e lúpus.

O estudo descobriu é que essas células se tornam altamente ativadas em resposta a situações estressantes que o corpo é exposto; e isso pode causar doenças.

Em situações de estresse uma proteína conhecida como subtipo 1 do receptor do fator de liberação de corticotropina (CRF1) envia sinais para os mastócitos. O CRF1 diz a essas células que liberem substâncias químicas que podem levar a doenças inflamatórias e alérgicas, como síndrome do intestino irritável, asma, alergias alimentares, e distúrbios autoimunes como o lúpus.

O que sabemos é que o estresse afeta a conexão mente-corpo e aumenta o risco de muitas doenças. Enquanto novos estudos são necessários, este trabalho é um passo na decodificação de como o estresse pode nos deixar doentes. A equipe de pesquisadores acredita que os resultados podem abrir a porta para novos tratamentos para doenças induzidas pelo estresse através dessas células de defesa

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Erika Tavares

Erika Tavares, médica especialista em Neurologia.