“Como lidar com o ressecamento da região íntima”

Foto: Matheus Wittkowski | OCP News

Por: Marcelo Langer

02/06/2021 - 13:06 - Atualizada em: 28/06/2021 - 13:26

Você percebeu recentemente que sua região intima está mais seca do que era? Essa condição pode ser apenas algo natural do avançar da sua idade ou ainda pode ter diversas causas que o propiciam ou até mesmo aumentam o ressecamento natural. Ou seja, as mulheres jovens também podem sofrer com essa situação.

O que o ressecamento pode trazer como consequência para mulher no dia-a-dia? A consequência mais óbvia e esperada é algum tipo de dificuldade no sexo, como desconforto, dor, pequenos sangramentos, fissuras. E isso pode se tornar uma bola de neve, pois devido ao desconforto a mulher fica mais tensa e diminui mais ainda a lubrificação, às vezes, a relação sexual pode se tornar algo tão ruim que a mulher prefere não praticar mais esse ato. Além disso, o ressecamento pode causar algumas infecções vaginais ou urinárias, devido à mudança da flora e da acidez da vagina.

Como mulheres jovens podem sofrer com essa afecção? Hoje em dia nós vivemos em uma rotina louca e acelerada de muito trabalho e pouco cuidado com nós mesmos. Isso nos traz ansiedade, estresse e nervosismo. E, a meu ver, todos, sem exceção têm algum nível de ansiedade e estresses, porém geralmente não percebemos justamente porque estamos acelerados e não paramos para pensar na nossa vida. Essa ansiedade gera no nosso corpo várias alterações hormonais que por sua vez geram o tal ressecamento vaginal.

A notícia boa é que temos algumas opções de tratamento para isso: laser vaginal, implantes hormonais, mudança de hábitos de vida. Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe. Me siga nas redes sociais.

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).