“Cervejas Belgas, sabores incomuns!”

Foto Divulgação/Maestro

Por: Maestros Cervejeiros

30/04/2019 - 16:04

Olá, amigos cervejeiros e amantes da boa cerveja! No mês de maio, o calorzinho vai dando lugar a dias mais frescos e, quando o frio começa a bater na porta, nada melhor do que apreciar as complexas e frutadas cervejas Belgas.

Elas são consideradas pela Unesco ( Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), um Patrimônio Imaterial da Humanidade. Trata-se de uma cultura cervejeira de mais de 2 mil anos.

Ela se estabeleceu nos monastérios, consumidas por seus monges e pela comunidade local e, posteriormente, estabelecida em indústrias.

Conta a lenda, que os monges tinham que jejuar e meditar, mas podiam se alimentar de líquidos. Desta forma passaram a produzir suas boas cervejas, para consumir durantes as meditações, elevando seus espíritos para um bom estado alcoólico.

De acordo com o site especializado em cervejas revistabeerart.com, as principais cervejas da escola Belgas são composto pelo seguintes estilos:

  • Trapistas: com aroma frutado, paladar seco, alto teor alcoólico e alta carbonatação;
  • Lambics: cervejas de fermentação espontânea, são efervescentes, de caráter ácido e geralmente trazendo notas aromáticas rústicas que remetem a couro e feno;
  • Flanders Red Ale e Oud Bruin: são cervejas tradicionais da região de Flanders. Em sua produção, parte delas passa por extenso envelhecimento, chegando por vezes a 18 meses em grandes dornas de carvalho;
  • Witbier: cerveja de coloração amarelo-palha, normalmente turva, com boa formação de espuma densa e cremosa, com aromas cítricos e condimentados, devido à adição de raspas de laranja e sementes de coentro;
  • Saison: cervejas cuja cor vai do dourado ao âmbar, com grande formação de espuma e apresentando aromas complexos com notas cítricas, condimentadas e terrosas.

Destaque: Nosso destaque de hoje é para a Cerveja Saison de Damasco e Flores de Hibisco da Maestro. Uma combinação única de sabores que até parece inofensiva, mas revela grandes surpresas no copo. Sua cor incrivelmente rosa e sabor levemente picante conquistam aos poucos e marcam na memória.

Típica do sul da Bélgica, a Maestro Saison não é só única, é inesquecível. Possui amargor médio/baixo; aroma cítrico, condimentado e picante e com sabor picante e de frutas vermelhas. Harmoniza muito bem com peixes e frutos do mar, queijo Prana Padana e embutidos. Sua graduação alcoólica 5,3%.

Para agendar:

Nos dias 3, 4 e 5 de maio acontece o Megaevento Jaraguá MIX. Em um único lugar vai rolar o 1º Encontro de Vôo Livre, o 5º Encontro de Veículos Antigos de Jaraguá do Sul e o 3º Festival de Cervejas. A cerveja Maestro estará presente com a Pilsen, Ipa e Pumpkin.

O local escolhido para essa grande festa foi o Parque Municipal de Eventos. Os horários de funcionamento serão os seguintes: sexta-feira das 18h às 23h, sábado das 9h às 23h e domingo das 9h às 17h.

 

Se for dirigir não beba! Produto destinado para maiores de 18 anos. Seja consciente!

Maestros Cervejeiros
Fábio Stein, Júlio Silva e Sidnei Ramthun
maestro@cervejamaestro.com.br
www.cervejamaestro.com.br
(47) 3054 4480