Centro de Convivência: nossos idosos com a mão na massa

Por: Editorial

12/12/2023 - 17:12

 

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), dão conta de que em 2025, o planeta já abrigará mais idosos do que crianças. No Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse processo é ainda mais acelerado.

O número de brasileiros idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, era de 2,6 milhões em 1950. Passou para 30 milhões em 2020, e deverá ficar próximo dos 44 milhões em 2025. Em termos relativos nossa população idosa representava 4,9% do total de habitantes de 1950. Passou para 14% em 2020 e deverá atingir o percentual de 20% em 2025.

Um fenômeno que requer atenção e ação por parte do Estado. Políticas públicas de prevenção, segurança, investimentos em programas de promoção da saúde e qualidade de vida, são cada vez mais necessárias e prementes. Nesse aspecto, Jaraguá do Sul é uma referência e equipara-se a países de primeiro mundo.

De forma geral, a condição de nossos idosos é de “continuidade ativa”, situação em que a mente, o corpo e as relações sociais seguem em atividades, e de forma saudável. Exemplo disso foi a primeira edição do “Festival Gastronômico de Pratos Natalinos”, promovido pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, que aconteceu na sexta-feira (8).

Uma diversidade de pratos temáticos confeccionados pelos idosos ascendeu o clima de Natal com sabor, criatividade, competitividade, lembranças, emoções, partilha e muita interatividade. Sucesso absoluto. Longa vida aos nossos idosos.

 

Notícias no celular

Whatsapp