Para que um veículo se movimente, o oxigênio e o combustível se misturar e causar uma explosão na câmara de combustão. Esta explosão move os pistões, fazendo com que o carro se movimente.
Neste processo, todos os “ingredientes” (oxigênio e combustível) precisam estar perfeito estado. No caso da gasolina, a escolha de postos de confiança é a forma de garantir qualidade, mas no caso do oxigênio, os filtros de ar são a chave para garantir que a combustão aconteça.
Os filtros impedem que impurezas entrem no motor e isto é importante para que o veículo funcione melhor. Quanto a entrada de oxigênio é obstruída por sujeiras, o carro irá precisar de mais combustível para rodar, ou seja, filtros danificados fazem o carro “beber mais”.
Quando fazer a manutenção?
O manual do seu carro vai dar uma ideia de quando fazer a manutenção, mas a contagem de tempo é a melhor métrica. Além disso, o terreno em que você transita com seu carro também é um indicador. Quem roda com o carro em estradas de terra com frequência certamente irá precisar trocar o filtro mais vezes.
Sinais de desgaste do filtro de ar:
- Fumaça escura no escapamento;
- Perda de potência, principalmente ao acelerar.
Consequências de um filtro do ar danificado ou gasto:
- Aumento do consumo de combustível;
- Carro se torna mais poluente;
- Polui o ar interno de dentro do veículo;
- Degradação prematura do motor, fazendo com que ele corra o risco de danos mais severos.