Ainda é uma minoria que recicla de forma correta o óleo de cozinha

Por: Editorial

06/07/2023 - 06:07

 

De modo geral o Brasil recicla sofríveis 1,3% de suas 12 milhões de toneladas de lixo que produz anualmente. Significa que o país perde, ou deixa de ganhar, cerca de 10 bilhões de reais por ano com materiais que poderiam ser reciclados. Isso se deve, em essência, a falta de harmonia e inteligência entre homem e meio ambiente.

A cultura predominante ainda prioriza o consumismo irresponsável e desperdícios desenfreados. Ainda é uma minoria da população que recicla, de forma correta, o próprio lixo. É bem verdade que Jaraguá do Sul vem trabalhando para se dissociar da sombria realidade nacional.

Temos aqui o ‘Programa de Distribuição de Saco Verde para Coleta Seletiva’ que já é um sucesso. Entretanto, nem tudo que é reciclável pode ser acondicionado nos sacos verdes. Um exemplo é o óleo de cozinha já usado, e este, com grande poder de contaminação. Por isso, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, deu início a mais um importante programa.

Este, com o propósito de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado, visando o adequado funcionamento do sistema de saneamento e a proteção do meio ambiente. Fazem parte do programa: campanha de conscientização, projeto-piloto em quatro escolas municipais, distribuição de material para os alunos do Proeva e para instituições. Que essa atitude responsável possa ‘contaminar’ a sociedade.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp