Outro ponto crítico é a terceirização da educação dos filhos. Muitos pais delegam essa função a creches, escolas e até mesmo aos avós, sem se darem conta de que a presença real, especialmente nos primeiros anos de vida, é insubstituível. Esses primeiros anos são fundamentais para a formação da personalidade, e a ausência de uma presença intencional pode ter consequências duradouras.
Não basta estar fisicamente presente, é necessário estar emocionalmente disponível, dedicando tempo de qualidade, estando por inteiro, sem distrações como o celular, é participar da aventura de construir esta relação com base sólida e segura.
Os nossos filhos estão sendo contaminados e educados por terceiros, permitindo a perversão e imoralidade.
Quantos homens de negócios, executivos, médicos, engravatados estão com relacionamentos extraconjugais? Famosos happy hour com intenções destrutivas dos lares, com adultério, jogos de azar, apostas, bebedices, excesso de comidas, trazendo esta semente para dentro do que é para ser santo e puro.
Diversas mulheres tão distantes dos maridos que cada vez mais distantes de quem deveria dar segurança e proteção, vão para as mídias sociais de dublê, postarem taças, viagens, roupas de marca e estão tão vazias, infelizes e confusas e suportam a dor da rejeição.
Agora falando sobre os filhos, que estão sendo órfãos de pais e mães vivos, que se rebelam na drogadição ou imoralidade sexual vivendo uma vida de adrenalina para construir uma figura de uma personagem de aparência.
Cadê as referências inspiradoras que possam inspirar os filhos a seguirem os seus passos? Filhos adoecidos refletem os sintomas de uma família disfuncional, doente, ferida, machucada e desestruturada.
Se você tem a filosofia de trabalhar para depois que ele crescer ir se aproximando, cuidado, que talvez você possa no futuro fazer parte da escolha dele também.
- Quando você olha no olho do seu filho?
- Quando você acompanha ele na hora de dormir?
- Quando você participa das reuniões da escola?
- Você está desenvolvendo um sucessor ou um consumidor em casa?
- Quem lidera a sua família?
Compromissos profissionais podem estar roubando de você o seu principal projeto, família. Ao exemplo de uma aluna da mentoria que chegou fragilizada emocionalmente a ponto de estar se divorciando, onde o marido tinha o hiperfoco profissional, um workaholic, que além das horas do trabalho convencional, trazia o desafio das metas para casa e se dedicava ainda mais para sustentar o próprio emprego e surpreender o chefe/líder que ainda o estimula ainda mais ele mês a mês, e celebrava as conquistas dos números, sem identificar que a relação estava fria e a esposa buscando trabalhar o pilar da reconquista do seu amor.
Precisamos nos inspirar ao ponto deles desejarem ser como nós, com o despertar para a vida com amor, com diálogo, interação, afeto, com presença, assim vamos construir sucessores.
Sobre mim
Sou o Dr. Hugo Oliveira, Médico, renomado Palestrante, Treinador e Mentor de Carreira e Desenvolvimento Pessoal com mais de 12 anos de experiência abrangendo diversas áreas da saúde, desde atuação como plantonista, liderança de equipe, professor universitário até gestão. Reconhecido e em destaque nas principais mídias, participei como escritor no maior evento literário brasileiro, a Bienal do Livro do RJ em 2023. Com uma sólida referência profissional, tenho contribuído ativamente, colaborando com profissionais em diversos segmentos na área de saúde. Com expertise em orientar carreiras, sou também um empreendedor social, idealizador, presidente e voluntário no Instituto Oliveira, dedicado ao cuidado integral de crianças e jovens com diagnóstico de câncer e suas famílias. Possuo título de Mestre em Saúde e Meio Ambiente, contribuindo para o avanço e desenvolvimento do setor.
Redes sociais:
- Site: https://drhugooliveira.com.br/
- Instagram: https://www.instagram.com/drhugooliveira/
- Devocional ONCOFÉ: https://www.americanas.com.br/produto/7460617878/devocional-oncofe
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/@dr.hugooliveira