“A cigarra canta, enquanto a formiga trabalha…”

Por: Zeca Jr.

02/12/2021 - 23:12 - Atualizada em: 02/12/2021 - 23:26

Dizem que a vida é uma escola, com professores impiedosos que nos ensinam as lições na prática, pior de tudo é que não existe borracha para poder apagar os erros cometidos, portanto temos que caprichar na lição de casa para não sermos duramente reprovados.

Essa introdução me faz vagar pelo tempo, voltar aos anos 80, ao Colégio São Luís, ou o Colégio Bom Jesus em Joinville, e as malditas listas fixadas nas paredes, que serviam de consulta para sabermos quem havia passado de ano, pego exame, ou reprovado direto.

Nunca escondi de ninguém que nunca fui um aluno exemplar, por sinal, deixo bem claro nas minhas aulas que detestava ter que estudar. Passar a tarde fazendo as tarefas, ou estudando para alguma coisa, eram para mim a maior tortura que poderia ser empregada a um ser humano.

Para ver como são as coisas…Meu pensamento naquela época, fazia com que eu acreditasse que seria o maior tempo perdido ter que se debruçar por cima de livros, ao invés de ter a tarde livre para brincar ou curtir na companhia dos amigos.

Lembro que muitos deles eram “obrigados” a ficar estudando e só poderiam sair daquele “castigo” quando terminassem as tarefas ou os estudos do assunto que cairia na prova no dia seguinte. Mais ou menos aquela fábula da Formiga e da Cigarra…

A Cigarra no caso, seria eu. E sentiria na pele todo o meu descaso quando se aproximava essa época do ano. Ou seja, todos tranquilos, já passados de ano, comemorando, brincando à vontade, indo pra piscina, viajando, e eu, matriculado em aulas particulares para tentar correr atrás do prejuízo.

Os meus contemporâneos, com certeza irão lembrar das aulas particulares com Dona Luzia, ou com o “Seu” Armínio Fischer. Era só chegar essa época do ano e com certeza, eles poderiam me esperar porque estava desesperado batendo à porta das suas casas para conseguir uma hora para poder estudar.

Bem coisa da Cigarra quando chegou o inverno e notou que não tinha comida para sobreviver naquele longo e tenebroso inverno. Por sorte, as formigas rainhas (Dona Luzia ou Seu Fischer) sempre estavam disponíveis para auxiliar com os “suprimentos” necessários.

Lembrei de um ano quando chegou o dia de consultarmos as temidas listas de nomes afixadas no mural do São Luís e lá estava eu, perdido entre meus colegas de classe, sendo que alguns comemoravam a aprovação e outros, cabisbaixos por terem pego exames em determinadas matérias.

Com olhar clínico procurei meu nome entre os demais e não o encontrei. Pedi ajuda para uma amiga que estava do meu lado, talvez eu não estivesse enxergando bem e ela confirmou que meu nome não estava nas famigeradas listas…

Eu já começando a comemorar minha aprovação, quando veio um balde de água fria despencou sobre minha cabeça. Ou fui aprovado, ou reprovado direto. Isso acontecia quando o aluno já havia feito uma recuperação, sendo que não poderia fazer o exame final e era considerado reprovado, se não tivesse alcançado a pontuação necessária em mais de duas matérias.

E para minha infelicidade, era isso que tinha acontecido.

É, por sorte, o tempo é o senhor da razão, como costuma ser dito! Aprendi na marra e com certeza, se pudesse voltar no tempo, as coisas seriam bem diferentes. Queria ser aquela Cigarra trabalhadeira, que aproveitava das oportunidades que a vida lhe oferecia, ao invés de ficar cantando e tocando meu violão.

Tempo perdido? Não! Diria que tudo isso faz parte do aprendizado duro dessa Professora tão exigente chamada Vida. foi necessário que eu tivesse passado por tudo isso para que hoje, eu pudesse dar o devido valor que esses momentos me ofereceram e fizeram eu ser quem sou hoje.

 

No Pirata

Povo querido, mais um final de semana chegando e a tripulação da embarcação do rock preparando tudo para deixar a casa tinindo para seus frequentadores e pra quem quiser por lá atracar, com a cerveja sempre gelada e as delícias do cardápio que são de dar água na boca.

Para dar início a esse final de semana especial, nesse sexta-feira (03), o que rola na casa, é um super show com a banda Alta Voltagem, que sobe ao palco trazendo um repertório com as músicas que marcaram a geração dos anos 70, 80 e 90 num show eletrizante.

No sábado (04), os fãs de Renato Russo e sua trupe poderão matar saudades com a banda Legião Urbana Cover de Curitiba, que volta aos palcos do Pirata com seu show, interpretando as canções do mestre Renato Russo e trazendo toda a emoção de reviver e cantar junto. Num espetáculo inesquecível. Uma boa dica pra começar o mês de dezembro. A abertura da noite será com o músico Elton Faneco.

Lembrando que torna-se obrigatório o uso de máscaras ao circular pelo bar, álcool gel para higienizar as mãos e o distanciamento das mesas e pessoal.

As Véia do Véio

Amigo de longas datas, o comunicador da Supernova FM, Eduardo Agne (popular Macarrão), agitando para este sábado (04), a partir das 22h., tendo por local a Sociedade 25 de Julho, a já tradicional festa do programa que comanda e que é sucesso na Supernova, “As Véia do Véio”.

Venha curtir os embalos dos anos 80, 90 e 2000, num clima de muita nostalgia, lembranças e muita diversão.

A festa irá contar com a apresentação de Hariel Davila e no comando do som, os top DJ’s Macarrão e Rick Sgarbi. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos na Panificadora Vonete, Postos Mime WEG II, Barra, Água Verde e Schroeder e no Posto 28.

Casa Treë

Na casinha mais badalada da Rua Domingos da Nova, o final de semana começando a ser delineado e preparado com o maior carinho para os frequentadores habituès e para quem quiser chegar por lá.

Nessa sexta-feira (03), o som vai rolar pelas mãos do DJ Frá, que traz no seu repertório muito hip hop e também reaggaeton. com certeza uma noite de muita descontração e muito agito para a galerinha mais descolada da cidade.

No sábado (04), é a vez do DJ Deco apresentando o seu “Groove a Quilo” e de Pedro Dalla acústico fazer a festa. com certeza, um anoite para agradar a todos os gostos musicais, inclusive dos mais exigentes.

Vale lembrar, que a casa Treë atende também pelo delivery, se você quiser provar as delícias da Casa, basta ligar para o número: (47)99700.7159, solicitar o cardápio e fazer seu pedido.

A casa Treë fica na Rua Domingos da Nova, bem ao lado da Studio FM.

Natal no Alvorada

⠀⠀

Para os apreciadores da cultura alemã, a Sociedade Recreativa Alvorada promove neste domingo, dia 05, o Natal Cultural, com o Auto de Natal. Será um evento para toda família, onde a celebração desse momento mágico, será através de apresentações de dança, música, brinquedos para as crianças, chegada do papai Noel e muita cultura.

Para quem quiser conhecer, estarão disponíveis os stands de tiro, para competição e demonstração, da cultura das Festas de Tiro da Sociedade.

O evento está marcado para ter seu início às 18h.

Fica o convite.

Vamos embora que a litorina não espera.
Até semana que vem!