Para quem me acompanha por aqui, sabe que não sou muito de pegar textos prontos para minha coluna, mas dessa vez, irei fazê-lo, pois o texto em questão vai ao encontro das minhas ideias.

Posso não ser um expert na língua portuguesa, mas sempre gostei dessa disciplina em sala de aula e, no dia-a-dia.

Lembro dos meus queridos Professores de Português, desde a “Tia” Iza, lá na 4ª série primária, que nos brindava com a leitura do livro “Meu Pé de Laranja Lima”, Professora Cleide Dias Bastos, Professor Walter Bazzanella, Professora Bernadete Winter, Irmão João José Sagin e o seu profundo e inexplicável amor por nossa língua pátria, aconselhando-nos por vezes de forma poética, a “nos enforcarmos no primeiro raio de sol que adentrava a sala de aula”, falando com convicção que “gostar da língua portuguesa, era semelhante que se lambuzar chupando um caroço de manga.”

Por último, já na Faculdade, lembro das aulas de Português I e Português II com o impagável Professor José Ademir Pereira, com Gramática e Técnicas de Redação. Sendo ele quem despertou em mim, o gosto pela escrita, num tempo em que eu jamais imaginaria ter meus escritos publicados semanalmente em algum meio de comunicação.

O texto que irei reproduzir aqui é da Professora Vivian Cabrelli Mansano, que é Professora de Português, que diz o seguinte:

"Não sou homofóbica, transfóbica, gordofóbica.

Eu sou professora de português.

Eu estava explicando um conceito de português e fui chamada de desrespeitosa por isso (ué).

Eu estava explicando por que não faz diferença nenhuma mudar a vogal temática de substantivos e adjetivos pra ser "neutre".

Em português, a vogal temática na maioria das vezes não define gênero.

Gênero é definido pelo artigo que acompanha a palavra.

Vou mostrar pra vocês:

O motorista. Termina em A e não é feminino.

O poeta. Termina em A e não é feminino.

A ação, depressão, impressão, ficção. Todas as palavras que terminam em ção são femininas, embora terminem com O.

Boa parte dos adjetivos da língua portuguesa podem ser tanto masculinos quanto femininos, independentemente da letra final: feliz, triste, alerta, inteligente, emocionante, livre, doente, especial, agradável, etc.

Terminar uma palavra com E não faz com que ela seja neutra.

A alface. Termina em E e é feminino.

O elefante. Termina em E e é masculino.

Como o gênero em português é determinado muito mais pelos artigos do que pelas vogais temáticas, se vocês querem uma língua neutra, precisam criar um artigo neutro, não encher um texto de X, @ e E.

E mesmo que fosse o caso, o português não aceita gênero neutro. Vocês teriam que mudar um idioma inteiro pra combater o "preconceito".

Meu conselho é: ao invés de insistir tanto na coisa do gênero, entendam de uma vez por todas que gênero não existe, é uma coisa socialmente construída.

O que existe é sexo.

Entendam, em segundo lugar, que gênero linguístico, gênero literário, gênero musical, são coisas totalmente diferentes de "gênero". Não faz absolutamente diferença nenhuma mudar gêneros de palavras. Isso não torna o mundo mais acolhedor.

E entendam em terceiro lugar que vocês podiam tirar o dedo da tela e parar de falar abobrinha, e se engajar em algo que realmente fizesse a diferença ao invés de ficar arrumando pano pra manga pra discutir coisas sem sentido."

Portanto pessoal, vamos deixar os modismos de lado e valorizar o que é realmente correto. Por si só, a língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis, por contar com inúmeras regras.

Que tal se descomplicássemos o que já é complicado, buscando ao invés de segregar com o que se “acha” ser neutro, se tentássemos ao menos falar e escrever de forma correta?

Podemos começar o exercício com uma carta de amor, ou quem sabe, uma postagem bem linda elogiando, agradecendo, ou até mesmo acolhendo quem se sente excluído?

Fica a dica.

No Pirata

Daniel Bife é a atração musical do Pirata, nessa sexta-feira.

Garanto que o povo já estava com saudades dos agitos na embarcação maio rock’n’roll da cidade, o nosso tão querido Pirata Rock Bar, que volta aos poucos, com um novo horário de atendimento, que é das 17 às 22h. obedecendo o Decreto.

Para movimentar a casa, nessa sexta-feira (09) quem estará animando a noite é o excelente músico Daniel Bife com o melhor do pop rock nacional e internacional.

Lembrando ao público, que devemos manter os cuidados seguindo todas as normas de segurança conforme orientação da prefeitura de Jaraguá do Sul. Sendo que o limite de pessoas no bar é de 30% da capacidade, mesmo a equipe do Pirata orienta para que todos mantenham a distância de segurança entre pessoas e tragam suas máscaras.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As mesas poderão ter no máximo 4 pessoas, ao transitar pelo bar você deve estar usando máscara.

Costelada

⠀⠀

Por falar no Pirata, o Pirata preparando para o próximo dia 24 de abril a sua já tradicional Costela Fogo de Chão. O almoço tem seu início marcado para às 11h., sendo o primeiro lote já está sendo comercializado por R$30,00, dando diretito a entrada + almoço.

Os ingressos podem ser adquiridos no bar, sendo que eles serão limitados. Se quiser reservar mesas, você poderá ligar para o número (47)98407.9266 e fazer sua reserva. Vale lembrar que as mesas poderão ter apenas 04 pessoas. ⠀⠀

Para a segurança e bem-estar de todos, o Pirata estará organizando no dia, as filas e toda a estrutura para mantermos os distanciamentos e higiene na hora de servir o almoço e durante o dia todo. Portanto, traga sua máscara, use álcool gel e respeite o distanciamento. ⠀

Ah, outra coisa: Para quem quiser adquirir a costela para comer em casa, pode passar no bar retirar.

Expresso Multas.

Sempre dinâmica, Raquel Krawulski frente a Expresso Multas.

A amiga desde sempre Raquel Krawulski e sua equipe da Expresso Multas a mil por hora e com o sorriso de orelha a orelha, com a inauguração da filial da Expresso Multas, que a partir do dia 8, está atendendo também à Rua Marthin Sthall 275, sala 04, bem em frente ao Detran.

O horário de funcionamento da nova loja, será das 08:00h às 12:00h e das 13:30h às 18:00h. Se você deseja entrar em contato através do Whatsapp com a equipe, basta adicionar em sua lista de contatos, o número: (47) 99932.5191.

Com a Expresso multas, você garante seu direito à defesa, contando sempre com uma equipe de especialistas para lhe ajudar.

Sucesso é o que eu desejo!

Vamos embora que a litorina não espera.
Até semana que vem!