“O impacto de um planejador financeiro em sua vida”

Ana Kamila, planejadora financeira CFP

Por: Warren Brasil

26/08/2021 - 11:08 - Atualizada em: 26/08/2021 - 11:18

Podemos associar o papel de um planejador financeiro ao de um médico clínico geral que compreende o conjunto das variáveis da saúde de um indivíduo, ou seja, um profissional que tem uma visão completa de todas as peças que compõem a vida financeira de alguém, auxiliando as pessoas a priorizarem os seus projetos de vida.

“Faz sentido eu comprar um imóvel agora?”. “Como preparo financeiramente o intercâmbio dos meus filhos?”. São perguntas deste tipo que o planejador financeiro busca resolver na vida de quem atende. Um planejador ocupa boa parte do tempo entendendo os desafios que podem surgir no âmbito das finanças pessoais, como a organização do fluxo de caixa, o pagamento de impostos e a gestão de despesas inesperadas.

Entram também em cena os investimentos, contextualizados em relação aos objetivos de curto, médio e longo prazo de cada um. Afinal, entre o sonhar e o realizar é preciso planejar, e quando colocamos isso em prática, determinamos a data e o orçamento para cada sonho se concretizar.

Outra competência do planejador é o gerenciamento de risco. O mesmo cuidado que damos à proteção de um bem temos que aplicar à vida. Para os brasileiros, é muito comum comprar um carro e já sair da concessionária com o seguro do veículo efetivado. Mas, quando falamos em proteger o nosso tempo e o nosso dinheiro, são poucos os que possuem um seguro de vida para contornar uma morte financeira causada por invalidez ou por uma doença grave, imprevistos que podem destruir
planos futuros.

Por fim, há também o planejamento sucessório e tributário, que busca ferramentas para transferir o patrimônio conquistado aos herdeiros, minimizando o impacto dos impostos e a burocracia da transição.

Nos EUA, ser um planejador financeiro é uma das carreiras mais desejadas do mercado financeiro. Aqui no Brasil, nos últimos anos, tivemos o maior crescimento no mundo em número de profissionais habilitados para esta profissão. Já somos pouco mais de 6.000 planejadores financeiros certificados pela Planejar, a associação brasileira que representa a certificação CFP (Certified Financial Planner), reconhecida em 26 países.

Como você quer viver a sua vida hoje e daqui 20 anos? O que você projeta para o seu futuro pode ser alcançado de uma forma muito mais descomplicada quando você tem um planejador financeiro ao seu lado. Conte com a Warren para encontrar profissionais com o selo CFP para ajudar você na conquista dos seus objetivos.

Ana Kamila, planejadora financeira CFP – E-mail: ana.casagrande@warren.com.br