Alguns pratos são tão populares pelo mundo que nem sempre paramos para pensar sobre sua origem. O Fettuccine Alfredo é um prato clássico da culinária italiana. Muito apreciado pela grande maioria das pessoas, é preparado em casa e servido em muitos restaurantes.
A receita foi criada pelo fundador do Ristorante Il Vero Alfredo inaugurado em 1908, em Roma. Conta a história que ele fez fettuccine com manteiga fresca e parmesão para oferecer à esposa, que ficou exausta após dar à luz o primeiro filho do casal. Ela comeu a massa, apreciou tanto, que sugeriu ao marido a inclusão do prato no cardápio de seu pequeno restaurante. Foi um sucesso! Com o tempo, o molho Alfredo se tornou mundialmente famoso.
O preparo é muito simples, com poucos ingredientes e requer poucos utensílios e técnicas. Talvez estes sejam os motivos principais de sua popularidade em todo o mundo. A massa pode ser seca ou fresca, cozida numa panela. Ao mesmo tempo, em outra panela, a manteiga é derretida, acrescenta-se o parmesão ralado, e um pouco da agua do cozimento da massa. Quando a massa está “al dente”, é transferida ao molho e feita a emulsão. O resultado é perfeito quando o movimento é vigoroso. A água do cozimento da massa traz consigo um pouco de amido e por isso, o molho engrossa e fica cremoso. Sal e pimenta moída na hora geralmente são acrescentados.
É incrível como pratos tão simples conquistam apaixonados em todo mundo! A boa comida é, de fato, uma linguagem universal!
Me conta, você gosta de Fetuccine Alfredo?