Já ouvimos muito sobre os benefícios da acupuntura no tratamento da fertilidade, tanto para homens como para mulheres, porém é muito comum as pessoas acreditarem que o tratamento através da acupuntura ajude apenas no processo de ansiedade enquanto a tão esperada gestação não acontece.

Existem diversas pesquisas e estudos mostrando que a acupuntura vai muito além disso, inclusive ajudando as gestantes a melhorarem sua reserva ovariana, qualidade dos óvulos e do muco fértil, auxiliando na prevenção de abortos de repetição, no tratamento dos distúrbios ginecológicos que podem ser causa da infertilidade, como endometriose, síndrome dos ovários policísticos e miomas.

A mulher precisa aprender a se conectar com seu útero e entender cada fase do seu ciclo. Já nos homens ocorre a melhora da quantidade, qualidade e motilidade dos espermatozoides, atuando no tratamento de varicocele, melhorando também a libido.

O processo do casal tentante em muitos momentos é desgastante, principalmente nos tratamentos “programados”. O mecanismo de ação da acupuntura se dá através de processos neurológicos, neuro-hormonais e psicológicos.

Ela tem importante papel tanto para os processos de gestação natural como nas reproduções assistidas. Nos últimos anos numerosos estudos clínicos confirmaram a taxa de gravidez e sucesso na transferência de embriões de pacientes que realizaram sessões de acupuntura concomitantemente.

Não existe um protocolo para tratar a infertilidade, na visão da Medicina Tradicional Chinesa devemos tratar cada mulher/homem ou casal de maneira efetiva e amorosa, respeitando sua individualidade.

Muitas vezes, apenas um dos parceiros tem o diagnóstico de infertilidade, porém é importante lembrar que o casal deve andar de mãos dadas neste processo, mesmo que não necessite de tratamento específico.

Além do apoio emocional, hábitos de vida, como alimentação, atividade física, qualidade do sono, uso indiscriminado de anti-inflamatórios, são fatores importantes para os dois, em toda caminhada, já que na visão da Medicina Chinesa nosso Jing (essência herdada dos nossos pais) em desequilíbrio, acelera ainda mais nosso processo de “envelhecimento”, contribuindo para a infertilidade, dificultando a maternidade.

Não trabalhamos tratando apenas a infertilidade, estamos lidando também com sonhos, angústias e frustrações, por isso é necessário atuar e orientar sobre cada detalhe, pois pode fazer toda a diferença para sua maternidade acontecer.

A Fitoterapia Chinesa, Brasileira, Florais e Aromaterapia também têm papel fundamental e coadjuvante no tratamento da infertilidade.

Na visão da MTC a infertilidade é dividida em vários distúrbios energéticos, mesmo que a causa pela visão da medicina ocidental seja a mesma, na acupuntura os tratamentos podem ser diferentes para pacientes com o mesmo problema.

Por isso a importância de ter um profissional habilitado nesta área para acompanhar e te orientar durante todo o processo.

Na Clínica SER os profissionais estão em constante atualização e trazem mais este tratamento diferenciado para você.

Clínica SER

Endereço: Rua Cel. Bernardo Grubba, 62 - Centro - Jaraguá do Sul.
Contato: (47) 3371-6022.