“Menos é mais! Arquitetura minimalista, conheça o estilo tendência das últimas décadas”

Foto divulgação

Por: PJV Arquitetura

20/01/2021 - 10:01 - Atualizada em: 20/01/2021 - 14:28

O estilo minimalista está presente em vários setores no cotidiano da vida moderna. Na arte, na moda, no design, na maneira como consumimos, e principalmente, na arquitetura. A expressão menos é mais nunca foi tão adequada quanto nos tempos modernos.

Vislumbrando um ambiente clean e sofisticado, o estilo se tornou tendência nas últimas décadas. Presume-se que o estilo tenha ganho força após a II Guerra Mundial, com o famoso arquiteto Ludwig Mies van der Rohe, que se referia a uma linguagem de clareza e depuração da arquitetura, com a ausência de ornamentos, e favorecimento das formas geométricas. Cores neutras, móveis com design anguloso e simples, valorização da modernidade e tecnologia são os atributos que caracterizam o minimalismo.

Valorização do espaço, ambientes charmosos e práticos

O estilo compõe uma mistura de influências, traços da cultura escandinava com linhas simples e cores neutras, aspectos da tradição que mantém apenas objetos práticos e sem ostentação, espaços amplos com apenas o essencial, sem exageros. Além de outros movimentos artísticos europeus do início do século XX.

A ideia do menos é mais veio contrapor os estilos que estavam em alta na época: o clássico e o romântico. O minimalismo busca a praticidade além da beleza e oferece um espaço zen e equilibrado em meio ao caos do cotidiano moderno.

Foto divulgação

Características da decoração e arquitetura

O refinamento e elegância da arquitetura está em materiais de qualidade que potencializam os detalhes. As cores base são claras: branco, bege e off-white. Os tons escuros, marrom, cinza, acrescidos de preto e metalizados entram como pontos de luz na decoração, dando profundidade e aconchego para os ambientes.

Foto divulgação

O uso da madeira é bastante comum em todas as tonalidades. Outros materiais como o alumínio trazem modernidade para os ambientes. As formas geométricas são a base para compor a personalidade do estilo. A ideia de luz natural é muito valorizada, por isso, janelas amplas fazem parte da arquitetura. Deixando o ambiente mais fresco e arejado.

Foto divulgação

Os tecidos podem ser compostos de diversos materiais, desde que, não conflitem entre si. Eles tendem a ser lisos, suaves, quando usados com estampas geralmente remetem a formas geométricas. Aposte em texturas naturais para móveis, palha, madeira e tricot. Quadros seguem a mesma linha.

Foto divulgação

Os móveis dispostos de forma inteligente ajudam na funcionalidade, circulação de pessoas, bem como, luminosidade. Confira algumas inspirações:

Sobre a PJV

A PJV Arquitetura foi fundada por Pablo J. Vailatti em 2002. Ela atua em Jaraguá do Sul e região e também no litoral norte de Santa Catarina. Para saber mais sobre a empresa acesse o site: pjvarquitetura.com.br. Você também pode acompanhar o escritório pelo Instagram: @pjvarquitetura.