Presidente da Petrobras renuncia em meio a tensões

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

21/06/2022 - 05:06

O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, pediu demissão do cargo na manhã desta segunda-feira (20).

O presidente do Conselho de Administração da estatal nomeou como interino da companhia o diretor executivo de exploração e produção, Fernando Borges, até a eleição e posse do novo mandatário da Petrobras, como prevê o estatuto da empresa.

Fatos considerados relevantes serão prontamente comunicados ao mercado, segundo a Estatal.

Além da renúncia ao cargo, José Mauro Coelho também renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras a que teria direito como ex-presidente da petroleira.

No dia 24 de maio, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que trocaria o comando da estatal e indicou o nome do então secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, Caio Mário Paes de Andrade, para substituir o atual presidente da empresa.

Mauro Coelho, no entanto, tinha decidido até agora resistir no posto: pelas regras da companhia, ele só poderia ser substituído por uma assembleia extraordinária de acionistas, que ainda não tem data para ocorrer. Pela complexidade da empresa, ela pode demorar até 60 dias para ser finalizada.

Por isso, um mês depois do anúncio, Bolsonaro ainda tinha o dissabor de ver Mauro Coelho no cargo.

Congresso

A pandemia acelerou o processo de automação dentro das empresas, e para entender melhor seus benefícios e compartilhar conhecimentos sobre o assunto é que acontece em Joinville, na quarta-feira (22), o RPA & AI Congress, maior evento de multimercados sobre RPA no Brasil. Sediado no Mercure Prinz Hotel, o RPA & AI Congress Joinville será uma grande oportunidade para encontrar consultores, especialistas da indústria e usuários para debater e trocar experiências sobre a força de transformação do RPA como ferramenta digital para o processamento de tarefas com alto grau de rotinas e uso intensivo de mão de obra.

Exterior

O governo dos Estados Unidos está avaliando remover algumas tarifas sobre a China e uma possível pausa no imposto federal sobre o gás, à medida em que luta para combater a alta dos preços da gasolina e da inflação, disseram autoridades de Washington. A secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, afirmou que algumas tarifas impostas à China pelo governo do ex-presidente Donald Trump não têm “propósito estratégico”, e acrescentou que o presidente Joe Biden está revisando-as para tentar reduzir a inflação.

Censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou na segunda-feira (20) a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, que mobilizará mais de 22 mil supervisores censitários até 12 de julho. Trata-se do marco de início da operação do Censo 2022. No entanto, ainda não serão feitas entrevistas e os dados serão colhidos apenas por meio de observação.

Compras Públicas

Os empreendedores de todo o País já podem participar, por meio do celular ou do tablet, de compras do governo federal que não exigem licitação. O aplicativo Compras.gov.br permite que todo o processo de compra na modalidade dispensa de licitação ocorra 100% de forma digital em dispositivos móveis e entrou em operação plena na última semana.

TEDx

O TEDxJaraguáDoSul volta a ocorrer neste ano em sua forma tradicional: presencial, com palestrantes inspiradores e convidados exclusivos. Para 2022, o tema escolhido em Jaraguá do Sul foi (Re)Conhecer o Mundo. O objetivo é fazer com que as pessoas voltem a experimentar a vida, mas de um jeito diferente e com os aprendizados do mundo pós-pandemia.

Retorno

Pakalolo, marca que fez história na vida dos adolescentes dos anos 1990, está de volta com uma coleção cápsula exclusiva, lançada pela Marisol S.A. As peças chegam ao mercado para relembrar a irreverência e alegria da Pakalolo, que tornou seus moletons, camisas, carteiras, tiaras e outros itens, verdadeiros sonhos de consumo dos consumidores daquela época.