“PIB tem alta de 0,6% no trimestre encerrado em agosto”

Divulgação

Por: Pedro Leal

18/10/2019 - 05:10

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve alta de 0,6% no trimestre findo em agosto deste ano, na comparação com o trimestre encerrado em maio. O dado é do Monitor do PIB, divulgado hoje (16) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Na comparação com o trimestre encerrado em agosto do ano passado, no entanto, o PIB teve uma queda de 0,3%. Considerando-se apenas o mês de agosto, o PIB cresceu 0,9% na comparação com julho deste ano e 0,2% em relação a agosto de 2018.

A alta de 0,6% do trimestre terminado em agosto na comparação com o trimestre encerrado em maio é resultado de crescimentos nos três setores produtivos: serviços (0,4%), indústria (0,2%) e agropecuária (2,4%).

Ainda neste tipo de comparação, pelo lado da demanda, houve altas de 3% na formação bruta de capital fixo, isto é, os investimentos, e de 0,7% no consumo das famílias. O consumo do governo recuou 0,1% e as exportações caíram 5,2%. As importações tiveram alta de 2,9%.

Spin Up Summit

O Spin Up Summit 2019, maior evento startup+indústria da América Latina, que aconteceu nesta quarta e quinta, bombardeou o público com as tendências da nova economia, tecnologia, mundo do mercado de trabalho e o comportamento das pessoas a partir disso.

Abrindo o evento, o CEO da Spin, Beny Fard, ressaltou as mudanças que ocorrem de forma rápida na era da tecnologia, um movimento que exige empenho das empresas. “Isso está acontecendo no mundo, mas também no Brasil, onde será preciso se reinventar e buscar novas formas de produzir e entregar valor”, alertou.

Nesse contexto, ele salientou o desafio atual da indústria que é proporcionar a experiência do serviço para o cliente. “As empresas precisam entender como e por quê a economia está se transformando e compreender o novo comportamento do consumidor”, destacou.

Energia solar

A geração de energia solar tem crescido cada dia mais, o que acaba refletindo diretamente na economia. O otimismo do setor deve-se ao fato da busca da população por novas alternativas, mais viáveis, e principalmente, mais econômicas de gerar energia elétrica.

O cenário do setor em Santa Catarina tem se mostrado positivo. Apesar de o estado não ser o mais ensolarado do país, o bom uso de seus recursos e iniciativas de apoio deram o impulso necessário para garantir o 6° lugar no ranking de unidades de geração distribuída.

Segundo dados da Aneel, das 120 mil unidades existentes no Brasil até outubro de 2019, 5,7 mil são catarinenses. Nesse sentido, Santa Catarina só perde para federações mais populosas, mas em termos per capta o estado é um dos primeiros no ranking.

Diálogo Industrial

Os avanços no desenvolvimento de produtos e sistemas com base na tecnologia e na inovação estarão em pauta no dia 25 de outubro em mais uma edição da série Diálogo Industrial, em Jaraguá do Sul.

Aberto à participação gratuita de empresários e profissionais de setores dedicados à pesquisa, tecnologia e inovação, vai ocorrer a partir das 8h no auditório do SESI.

Nesta edição, participam o consultor da CNI Igor Salotto, o diretor industrial e de desenvolvimento de sistemas da WEG, Valter Luiz Knihs, e Carlos Eduardo Pereira, diretor de operações da Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.

Agenda pós-reforma

O ministro da Economia, Paulo Guedes, debateu com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, uma agenda para depois da aprovação da reforma da Previdência.

Ao chegar ao Ministério da Economia, ele afirmou que esse é o tema de reunião nesta manhã com os parlamentares. Segundo o ministro, serão debatidos a reforma tributária, pacto federativo e reforma administrativa.

Sobre o tema prioritário, Guedes disse que essa definição é do Congresso Nacional. “Eles que sabem como processar politicamente. A gente mostra o que tem e eles processam.”

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger