Começaram a valer a partir neste sábado (20) as novas regras para o cálculo do frete mínimo de transporte de cargas. As alterações, publicadas publicadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na quinta-feira (18), determinam que o cálculo do frete mínimo passará a considerar 11 categorias na metodologia para os diferentes cálculos dos pisos mínimos.

Antes, o cálculo não se baseava em categorias. Entre as categorias de cargas estão os transportes de graneis sólidos, líquidos, cargas frigorificadas, cargas conteinerizadas e transportes de cargas perigosas em diferentes modalidades, sólidas e líquidas.

A resolução também amplia os itens levados em consideração para o cálculo. Segundo a norma, o cálculo do piso mínimo de frete levará em consideração o tipo de carga; também serão aplicados dois coeficientes de custo: um envolvendo o custo de deslocamento (CCD) e, outro, de carga e descarga (CC) que levará em consideração o número de eixos carregados.

Liberação de 13º

O anúncio da liberação de R$ 216,6 milhões por parte do governo do Estado para pagamento da primeira parcela do 13º salário animou o comércio catarinense. A expectativa da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC) é que esta injeção de recursos ofereça um alento à economia neste período.

Aumento na projeção

Após 20 reduções consecutivas, a estimativa do mercado financeiro para o crescimento da economia subiu ligeiramente. É o que mostra o boletim Focus, resultado de pesquisa semanal a instituições financeiras, feita pelo Banco Central(BC) e divulgada às segundas-feiras, pela internet.

A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - desta vez passou de 0,81% para 0,82%. O resultado vem após 5 meses de projeções em queda.

Confiança da indústria

O Índice de Confiança da Indústria recuou 1,7 ponto na prévia de julho deste ano, na comparação com o número consolidado de junho, e chegou a 94 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (22) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Degusta Jaraguá

Em sua segunda edição, o Degusta Jaraguá é destaque da agenda regional de 27 a 29 de julho. O evento realizado pelos núcleos de gastronomia e de cervejarias da ACIJS tem como proposta divulgar o potencial destas duas importantes atividades econômicas que vêm se desenvolvendo na região, oferecendo alternativas de consumo com qualidade e integrando estes segmentos ao roteiro turístico de Santa Catarina.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger