De janeiro a julho deste ano, foram abertas 1.373 empresas em Jaraguá do Sul, número ligeiramente mais baixo do que o registrado no ano passado, quando foram abertos 1.434 novos negócios no mesmo período.
O saldo, entre abertura e fechamento, foi de 910 novos negócios nos sete primeiros meses deste ano, contra 964 do ano passado.
Considerando a pandemia do coronavírus, o resultado é bastante positivo, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Neivor Bussolaro.
Os piores meses de 2020 para abertura de novos negócios foram março e abril. Em maio, um primeiro sinal de recuperação. E, depois, em junho e julho, os números de 2020 superaram os registrados em 2019.
“Isso nos traz otimismo de que vamos vencer esta crise de saúde, mas também de que seguramos o impacto negativo que poderia ter sido muito maior na economia se não fossem as medidas tomadas pela administração”, avalia Neivor.
O secretário cita a Central do Empreendedor, uma estrutura criada para dar todo suporte a quem deseja abrir seu próprio negócio, o programa Juro Zero, e a prorrogação de taxas públicas como medidas importantes.
Mais do que qualquer coisa, a pequena distancia entre os números de 2019 e 2020, apesar dos cenários extremamente díspares entre os dois anos, demonstra a perseverança e a pujança do empreendedorismo em Jaraguá do Sul.
Apesar do momento desfavorável, a cidade não parou – e as medidas do poder público para estimular a abertura de empresas, junto com ações de fomento por parte de entidades locais, como os webinars da Acijs e da Fiesc, parecem ter ajudado a manter os números positivos.
Nova âncora no Novale
O Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, o Novale, espaço construído pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, que integra a rede estadual, passa a contar com sua segunda empresa âncora, a Snowman Labs, que atua com soluções inovadoras e transformação digital.
Instalada no espaço inovador, a empresa atua no desenvolvimento de Soluções e Serviços de Internet das Coisas (IoT) e também para dispositivos conectados.
A pré-incubadora do NovaleHub, JaraguaTec, participou do processo para trazer a empresa ao espaço.
Aumento nos investimentos
De acordo com a Pesquisa Perspectiva Empresarial da Boa Vista, realizada no 2º trimestre de 2020, 24% das empresas entrevistadas afirmam que vão aumentar os investimentos ainda este ano, enquanto no 1º trimestre eram 75%.
Já no mesmo período de 2019, 56% das empresas tinham esta intenção. Dos 24% que esperam investir até o fim deste ano, em relação a investimentos em pessoas, 21% esperam investir mais.
Já em relação a produtos, são 32% que esperam empregar mais recursos. Por fim, quando o assunto é tecnologia, 34% acreditam investir mais até 2020 acabar.
Recursos recuperados
A Advocacia-Geral da União (AGU) recuperou 3,29 bilhões para os cofres públicos no primeiro semestre de 2020, por meio de cobranças judiciais e acordos.
O valor, que engloba apenas atuações da Procuradoria-Geral da União (PGU) e da Procuradoria-Geral Federal (PGF), é 32,83% maior que o obtido no mesmo período do ano passado, quando foram arrecadados R$ 2,48 bilhões.
Horário reduzido
A partir desta terça-feira (18), as agências da Caixa passarão a funcionar em novo horário, das 8h às 13h, para o atendimento a serviços essenciais. Até esta segunda-feira (17), o horário é das 8h às 14h.
O banco reforça que não é preciso madrugar nas filas, pois todas as pessoas que chegarem nas agências durante o horário de funcionamento serão atendidas.
Queda
A previsão do mercado financeiro para a queda da economia brasileira este ano foi ajustada de 5,62% para 5,52%.
A estimativa de recuo do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – está no boletim Focus, publicação divulgada todas as semanas pelo Banco Central (BC).
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul