“INSS regulamenta a Prova de Vida”

Foto: Divulgação

Por: Pedro Leal

04/09/2019 - 05:09

Uma resolução que regulamenta a comprovação de vida e renovação de senha para os beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), bem como a prestação de informações por meio das instituições financeiras pagadoras, foi publicada na edição desta terça-feira (3) do Diário Oficial da União.

O documento diz ainda que esse procedimento deve ser feito anualmente, independentemente da forma de recebimento do benefício.

“A comprovação de vida e a renovação de senha deverão ser efetuadas na instituição financeira pagadora do benefício, por meio de atendimento eletrônico com uso de biometria ou mediante a identificação por funcionário da instituição financeira ou ainda por qualquer meio definido pelo INSS que assegure a identificação do beneficiário”.

Antídio discursa para empresários

Nesta terça-feira (3), o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, participou de mais uma palestra dirigida a empresários, na Associação Empresarial de Gaspar (Acig), levando aos empresários considerações sobre como aplicou o conhecimento do meio privado no setor público.

Em Julho, o prefeito e empresário palestrou na associação empresarial de Indaial, sobre o mesmo tema, e no dia 13 deste mês, o MDB traz para Jaraguá do Sul prefeitos de todo o estado para discutir a gestão de Jaraguá do Sul.

Ajuste

O ajuste nas alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o corte de incentivos fiscais não deve afetar apenas o preço das carnes.

Segundo a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), são cerca de 2 mil itens que devem ser afetados pelo ajuste nas alíquotas, com ajustes entre 5 a 10% nos preços para o consumidor final.

Entre os produtos que devem ser afetados estão leites especiais (com adição de vitaminas como o cálcio, por exemplo), carnes temperadas de frango, suínos e ovinos, água mineral, queijos, pães especiais, além do frango, suíno, peixe, leite em pó e farinha de trigo.

13º dos aposentados

O pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acima de 1 salário mínimo começou nesta segunda-feira (2).

O valor será depositado na folha mensal de pagamentos do INSS, entre os dias 2 e 6 de setembro, seguindo o mesmo calendário dos benefícios de agosto.

1,7 milhão de famílias

A renda obtida como microempreendedor individual (MEI) é a única fonte de recursos de 1,7 milhão de famílias, diz a 6ª pesquisa Perfil do MEI, feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com a pesquisa, isso significa que 5,4 milhões de pessoas no país, considerando quatro pessoas por família, dependem da renda de um MEI.

100 milhões em impostos

Do dia primeiro de janeiro deste ano até as 10h do dia 3 de setembro, Jaraguá do Sul pagou R$ 107,97 milhões em impostos, segundo dados do Impostômetro, mantido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

O dado leva em conta apenas os tributos municipais.

FGTS

Além do saque emergencial e imediato de R$ 500 das contas ativas e inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), cujo saque começa dia 13 de setembro, o trabalhador deverá escolher a partir de outubro se deseja optar pelo saque aniversário que será liberado em 2020.

Se escolher por esta modalidade, fica privado do saque no caso de demissão.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger