O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, propôs diretrizes nessa quinta-feira (16) sob as quais os governadores poderão agir para retomar a economia da paralisação em decorrência do novo coronavírus, em um processo dividido em três etapas.

Em seu pronunciamento diário sobre o coronavírus, que já matou mais de 32,6 mil norte-americanos em poucas semanas, Trump argumentou que uma paralisação prolongada pode ser profundamente prejudicial à economia e à sociedade dos EUA.

As novas diretrizes federais recomendam que os estados registrem uma "trajetória descendente" de 14 dias, antes de iniciar um processo de reabertura, em três fases. O documento estabelece que o plano é de responsabilidade das autoridades estaduais, e não federais.

Antes da reabertura, os hospitais devem ter um "programa robusto", que inclua testes de anticorpos para profissionais de saúde.

Os estados devem criar locais de triagem e teste para pessoas com sintomas e recursos de rastreamento de contato, e os serviços de saúde devem fornecer equipamentos de proteção individual, de forma independente, e lidar com surtos se os casos de Covid-19 aumentarem novamente.

Na primeira fase da reabertura, as diretrizes estabelecem que grupos de mais de dez pessoas devem ser evitados se medidas de distanciamento apropriadas não forem adotadas.

As viagens não essenciais devem ser minimizadas, o teletrabalho deve ser incentivado e as áreas comuns nos escritórios, fechadas.

Na segunda fase, aplicável a estados e regiões sem indícios de uma nova onda de casos de coronavírus, as diretrizes recomendam que grupos com mais de 50 pessoas sejam evitados quando o distanciamento social não for cumprido.

A fase três inclui pessoal irrestrito em locais de trabalho.

CNI lança calculadora de redução salarial

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) disponibilizou uma calculadora para ajudar as empresas a calcular a redução proporcional de jornada e salário, feita por acordos previstos na Medida Provisória nº 936.

A ferramenta online e gratuita permite que se faça simulações de acordos de redução de jornada e salário em todas as faixas previstas na norma.

Com os dados preenchidos, a calculadora informa o valor a ser pago pelo empregador, o valor da ajuda compensatória – se houver –, o valor do benefício emergencial e total que o trabalhador receberá.

Para ter acesso à ferramenta, visite www.portaldaindustria.com.br.

Cofem critica resposta a pandemia

Nesta quinta-feira (16), o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) lançou um manifesto criticando o posicionamento do governo do Estado e sua relação com as entidades empresariais no enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus Covid-19.

Um dos pontos criticados pelas entidades, que representam todos os setores da economia catarinense, foi o fim das reuniões do grupo de trabalho para discutir as questões ligadas à pandemia.

Companhias aéreas pedem ajuda

Diante da redução de operações e de receitas, as operadoras aéreas da América Latina querem apoio dos governos para compensar as perdas.

O pleito e os desafios durante a pandemia do novo coronavírus foram apresentados em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (16) pela Associação Latino-americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta).

Segundo estimativas da associação, o mês de março teve uma queda de 25% do tráfego de passageiros.

Neste mês, a perda de passageiros pode chegar a 10 milhões no comparativo com o mesmo mês do ano anterior.

Hibernação

A Petrobras vai botar em processo de hibernação 62 das suas plataformas em campos de águas rasas das bacias de Campos, Sergipe, Potiguar e Ceará.

A estatal justifica a decisão devido à baixa no preço internacional do petróleo.

Segundo a estatal, “faz parte de uma série de ações para preservar os empregos e a sustentabilidade da empresa nesta que é a pior crise da indústria do petróleo em cem anos”.

R$ 600 milhões em crédito

O Mercado Pago, braço de serviços financeiros do Mercado Livre, criou uma linha de crédito de R$ 600 milhões para pequenos negócios no Brasil.

A meta é aliviar os efeitos brutais do coronavírus sobre microempreendedores, segundo informações da agência Reuters.

“Vamos retomar a originação com mais intensidade com o objetivo de apoiar nossos vendedores, na sua maioria micro e pequenos negócios”, afirmou Pedro de Paula, chefe de Crédito do Mercado Livre no Brasil.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul