“Empresa argentina que produz GNV se expande em Jaraguá”

Por: Pedro Leal

20/07/2018 - 05:07

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo ofereceu suporte institucional e logístico para as futuras instalações da multinacional argentina SGV, que desde 2005 produz equipamentos para gás natural veicular (GNV) em Jaraguá do Sul.

Sediada na rua Antônio José Gonçalves, número 197, no bairro Ilha da Figueira, a unidade em Jaraguá do Sul é a primeira do grupo em solo brasileiro. As obras da nova sede, na rua Alfredo Dalprá, no mesmo bairro, estão em fase de finalização da fundação. A empresa desenvolve produtos sustentáveis, com menor emissão de poluentes.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Domingos Zancanaro, destaca o potencial econômico da instalação da empresa. “É importante ter um empreendimento desse porte na cidade, gerando mais emprego e renda. Representa um ganho social e econômico para o município e região”, conta.

Segundo Zancanaro, com a localização da nova sede, a empresa terá maior facilidade na logística de transporte, já que também poderá escoar seus produtos pela SC-108, rodovia de ligação entre Jaraguá do Sul e Massaranduba, e esta produção deve se refletir no PIB (Produto Interno Bruto) de Jaraguá do Sul.

O grupo é líder mundial no setor de combustíveis alternativos para uso veicular, com unidades no Panamá e na China. A nova instalação da SGV deve resultar na abertura de vagas de trabalho na cidade e atrair novos investimentos em setores secundários.

Atualmente, são comercializados uma média de 5,395 milhões de metros cúbicos por dia de GNV em todo o país, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O segmento está em expansão e a abertura das novas instalações da SGV em Jaraguá do Sul deve facilitar a ampliação deste mercado na região.

Spin se filia à ABII

A Spin, primeira aceleradora de startups do Norte Catarinense, acaba de se filiar à ABII (Associação Brasileira de Internet Industrial).

Sediada em Joinville, a entidade busca promover o crescimento acelerado da Internet Industrial visando a geração de resultados transformadores tanto nas indústrias, quanto na infraestrutura pública.

Conforme o CEO da Spin, Benyamin Fard, por tudo isso, a ABII tem uma posição de significativa importância para o desenvolvimento da indústria 4.0 e a parceria tem como objetivo fortalecer ainda mais o ecossistema de startups.

Cai a confiança do comércio

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 4,3% na passagem de junho para julho deste ano, segundo dados divulgados quinta-feira (19) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Com o resultado, o indicador chegou a 103,9 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos.Na comparação com julho de 2017, no entanto, a CNC registrou uma alta de 2,3% na confiança do empresário.

BNDES confirma leilão de distribuidora

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou nesta quarta-feira (18) que o leilão de privatização da Companhia Energética do Piauí (Cepisa), distribuidora de energia da Eletrobras no Piauí, está mantido para o dia 26 de julho.

O leilão desta e de outras cinco distribuidoras é um primeiro passo para a privatização da estatal de energia, e tem se arrastado desde o começo do ano.

Atualização da NF-e

Um aviso para quem trabalha com notas fiscais eletrônicas: a versão 3.10 das notas fiscais eletrônicas foi atualizada e a partir de 2 de agosto será obrigatória a emissão da NF-e 4.0, que traz alterações para documentar todos os bens e mercadorias no país.

Boa parte delas são técnicas e são feitas automaticamente para quem utiliza um sistema emissor atualizado e confiável. Sistemas gratuitos, no entanto, exigem atenção.

Fiesc tratará de Gás Natural no dia 26

A Câmara de Assuntos de Energia da Fiesc (Federação da Indústria de Santa Catarina) fará uma reunião no próximo dia 26 para tratar do futuro do gás natural em Santa Catarina.

Para representar a SCGÁS, o presidente Cósme Polêse e técnicos da empresa falarão sobre a chamada pública que a Companhia pretender lançar para compra de gás natural a partir de 2020. As inscrições estão abertas até o dia 25 através do site.

Quer receber as notícias no WhatsApp?