CNI eleva projeções para crescimento da economia

Foto Marcello Casal jr/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

03/07/2021 - 05:07

Outra métrica de análise da economia nacional teve melhora esta semana, depois de elevações na projeção do Boletim Focus. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a economia brasileira deve registrar crescimento de 4,9% neste ano, em comparação com 2020. A previsão é para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no País.

Em março, a CNI projetava uma expansão menor, de 3%. Segundo a confederação, essa revisão aconteceu porque os impactos da segunda onda da pandemia sobre a atividade produtiva foram menores do que o esperado. “O maior otimismo, compartilhado pelos empresários industriais, decorre da queda na atividade menor que a esperada em resposta às novas medidas de isolamento social”, diz a CNI no Informe Conjuntural do segundo trimestre de 2021, divulgado na sexta-feira (2).

A CNI acrescenta que além de as medidas de isolamentos sociais terem sido menos rigorosas que as adotadas em 2020, as empresas estavam “mais preparadas para atuar em um ambiente de restrições à aglomeração de pessoas.”

Para o PIB industrial, a confederação projeta crescimento de 6,9%, neste ano. A projeção anterior era 4,3%.

Superendividamento

Novas regras para prevenir o superendividamento dos consumidores foram sancionadas na sexta-feira (2) pelo presidente Jair Bolsonaro. A norma altera o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso e dá mais transparência aos contratos de empréstimos e tenta impedir condutas consideradas abusivas.

13º adiantado

O prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli, determinou o pagamento da primeira parcela – correspondente a 50% – do 13º salário do quadro funcional da Administração Municipal, para o próximo dia 9 de julho. Dos 3.700 servidores, 1.292 solicitaram a antecipação da parcela, o que representa o montante de R$ 3.477.415,29 que serão injetados na economia local.

CPMF

O ministro da Economia Paulo Guedes, voltou a defender a retomada de um imposto sobre transações financeiras, seguindo os moldes da extinta CPMF, para compensar a desoneração da folha de pagamento. A defesa foi feita em evento virtual organizado pelo empresário Abílio Diniz.

CPMF [2]

Guedes foi além: insinuou que as pessoas são contra esse imposto por causa da criminalidade, e da “economia de drogas, de corrupção e do tráfico de armas”, sem explicar qual a relação entre A e B.

“Todo mundo pagaria e as digitais poderiam ficar em transações bancárias, e aí o próprio banco fica apavorado e diz que vai destruir o sistema de intermediação financeira. O banco quer beber dessa água sozinha”, argumentou.

Integração

A diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) apresentou, na quinta (1), em Pinhalzinho, os próximos passos do programa Travessia, que visa debater a reinvenção das indústrias, melhoria do ambiente de negócios, exploração de novos mercados, qualificação de trabalhadores e desafios da infraestrutura e investimentos.

Este foi o primeiro road show do Travessia, que é uma iniciativa da Fiesc, criada logo que surgiu a pandemia da Covid-19.

Iniciativa Privada

O ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas, defendeu ba quinta-feira (1) a participação de diferentes setores da iniciativa privada no processo de contratação de obras públicas em um modelo que visaria à desoneração do poder público, maior eficácia de fiscalização e maior segurança. Freitas ressaltou a importância do papel de empresas certificadoras e de bancos nesse processo.

Subiu

A produção industrial aumentou 1,4% na passagem de abril para maio, após três meses consecutivos de queda. Nesse período, houve perda acumulada de 4,7%. Com o resultado de maio, a indústria atingiu o mesmo patamar de fevereiro de 2020, no cenário de pré-pandemia da Covid-19. Apesar do avanço, o setor ainda se encontra 16,7% abaixo do nível recorde registrado em maio de 2011.

Tainha

Foto: divulgação/Prefeitura de Balneário Barra do Sul

Balneário Barra do Sul, no litoral Norte de Santa Catarina, ganhou uma adição inusitada em homenagem ao principal produto de sua economia pesqueira: uma imensa tainha de quase sete metros de altura, que deve ser oficialmente inaugurada nas próximas semanas.

O monumento fica na praia da Boca da Barra e foi encomendado pela prefeitura de Balneário Barra do Sul, para homenagear o peixe, item tradicional na mesa dos catarinenses.

Deflação?

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) recuou em cinco das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), na passagem de maio para junho. A maior queda foi observada em Porto Alegre (-0,66 ponto percentual, ao passar de 1,09% em maio para 0,43%).