Um projeto de lei de iniciativa do deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) pretende instituir uma sabatina para pessoas indicadas a ocuparem cargos na estrutura pública. A medida pretende diminuir a ocupação destes postos por pessoas sem qualificação atendendo a meros interesses políticos.

Se o texto for aprovado, os indicados para presidente, vice-presidente, diretor e membros de autarquias e fundações do Estado, são cerca de 20, serão entrevistados pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, aos moldes do que faz o Senado com os indicados pelo governo federal.

Segundo Caropreso, formação acadêmica, experiência e outros requisitos legais serão observados. “Estamos propondo o que já existe na esfera federal, prevendo a sabatina dos indicados, que deverão demonstrar currículo, preparo técnico e um planejamento de gestão.

Os cidadãos não esperam outra coisa do Estado e dos Poderes que o constituem. A administração pública precisa estar preparada tecnicamente, sob pena de precarizar os serviços públicos”, defende o parlamentar.

O projeto de lei está na Comissão de Constituição e Justiça aguardando posicionamento dos deputados Valdir Cobalchini (MDB) e Dirceu Dresch (PT). Depois, será avaliado no plenário.

A previsão de que o Estado vai fechar o ano com déficit de R$ 1,2 bilhão e que o orçamento do próximo ano será enviado à Assembleia com previsão e déficit de R$ 1,7 bilhão aumenta a necessidade de se repensar o modelo de gestão da coisa pública também em Santa Catarina.

Na Alemanha

O prefeito Antídio Lunelli (MDB) aproveitou seu último dia na Alemanha ontem. À noite, retornou ao Brasil e deve reassumir na quinta-feira com uma agenda de inaugurações.

Na foto, com o padre Tarcísio Feldhaus, em Berlim. O pároco está há nove anos na Alemanha, mas antes passou pelo Seminário Sagrado Coração de Jesus.

Lixo e economia

Antídio Lunelli diz que duas questões chamaram atenção nesses dias que passou na Alemanha. Primeiro, a cultura completamente diferente e avançada em relação ao lixo. “Não se enterra mais nada, ou vai para reciclagem ou vai para usina produzir energia”.

O aquecimento da economia também é visível, diz ele. “Obras de reconstrução e recuperação por toda parte, economia vai bem, desemprego baixo. A Angela Markel já é comparada a Margaret Tatcher”, cita.

Dificuldade em Guaramirim

Se na Alemanha as usinas de lixo são realidade incontestável, em Guaramirim, o prefeito Luís Chiodini (PP) está sendo vítima da falta de visão de alguns parlamentares.

Projeto de lei que permite a instalação de uma usina de gaseificação do lixo, cuja forma de tratamento dos resíduos sólidos se dá por meio de sistema térmico, gerando energia elétrica a partir da queima de gases, está no Legislativo.

Mas até agora a discussão tem se resumido ao local em que a usina será instalada.

Voto distrital

A importância de Jaraguá do Sul e região aumentarem a representatividade política nas eleições deste ano foi um dos temas debatidos na plenária da Acijs, na noite de segunda-feira, com a presença dos deputados Carlos Chiodini (MDDB) e Vicente Caropreso (PSDB), que prestaram contas das suas atividades.

“Somos representados com qualidade na Assembleia Legislativa e temos um grande desafio em outubro que é continuar escolhendo representantes da região para que possamos ter sempre bons resultados como estes apresentados”, disse o prefeito em exercício, Udo Wagner (PP). O mesmo tom foi escolhido pelo presidente da Acijs, Anselmo Ramos.

“Nós temos que agradecer pela dedicação dos nossos representantes por atender as nossas demandas, pois sem este trabalho dedicado ao município, com certeza, os investimentos seriam significativamente menores”.

Decisão para depois

Para se ter uma ideia de como o meio de campo político está embolado, na eleição de 2014, seis partidos realizaram suas convenções logo na primeira semana do período determinado pela legislação (entre 10 e 30 de junho, à época): MDB, PSDB, PV, PSC, PSTU e PRTB.

Neste ano, as convenções estão autorizadas entre os dias 20 de julho a 5 de agosto e a maioria dos partidos vai deixar a decisão para a primeira semana de agosto. A campanha começa dia 16.

Gruner continua

Em convenção, o PTB reconduziu o vereador Marcelindo Gruner à presidência da sigla.  Marcos Tomaz é o vice e Daniel Peach o primeiro secretário. Gruner chegou a se lançar como pré-candidato à Assembleia legislativa, mas depois desistiu da empreitada.

Seguidores robôs

O Instituto InternetLab, centro de pesquisas dedicado a temas do direito e da tecnologia, fez um ranking sobre os candidatos à Presidência e seus perfis no Twitter. O levantamento mostrou que 64% dos seguidores de Alvaro Dias, do Podemos, são robôs. De Geraldo Alckmin (PSD), o índice chega a 46%, e de Marina Silva (Rede) a 36%.

Quer receber as notícias no WhatsApp?