OCP+Equilíbrio: Atividade física ajuda na prevenção ao novo coronavírus

Foto: Divulgação

Por: OCP + Equilíbrio

24/04/2021 - 08:04 - Atualizada em: 24/04/2021 - 08:06

Um estudo conduzido na Unesp (Universidade Estadual Paulista) sugere que o hormônio irisina, liberado pelos músculos durante a atividade física, pode ter efeito terapêutico em casos de Covid-19.

Ao analisar dados de expressão gênica de células adiposas, os pesquisadores observaram que a substância tem efeito modulador em genes associados à maior replicação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) dentro de células humanas.

 

 

O personal trainer da Equilíbrio Academia, Rafael Eger, explica que prática regular de exercícios físicos melhora a circulação sanguínea, ajuda emagrecer, fortalece o sistema imune, aumenta o metabolismo e reduz ainda depressão e ansiedade.

Rafael destaca que a atividade física ajuda a melhorar os sistemas cardiovascular, respiratório, ósseo e muscular. Com isso, há a prevenção de doenças do coração, do sistema respiratório, diabetes, e hipertensão, que são comorbidades do novo coronavírus.

“Todos os sistemas acabam sendo fortalecidos pela atividade física. Então, se você está treinando, cuidando do seu corpo, vai ter esses benefícios. O nosso corpo é uma máquina criada por Deus para se movimentar”, destaca.

“Se você fica parado em casa só assistindo Netflix, é como comprar um carro zero na concessionária e deixar ele na garagem. O automóvel vai estragar, vai quebrar. Agora, se você fizer exercícios, vai dar a manutenção necessária para que o corpo fique bem”, completa.

De acordo com o personal trainer, há diversos objetivos que podem ser alcançados dentro da atividade física. Porém, ele destaca que uma melhor qualidade de vida é atingida quando a pessoas adotam uma rotina de treinos entre 300 e 400 minutos por semana.

“As pessoas podem fazer atividades físicas em diversas intensidades e, por isso, é importante a orientação dos professores de educação física. Todas as pessoas têm corpos diferentes e o treino será baseado em cada um. Aqui na academia Equilíbrio, a gente tem essa preocupação e monta um treino para cada objetivo, cada biotipo”, reitera.

 

Acompanhe no Instagram:

@ocpmaisequilibrio

@claudiocosta.jornalista

@anahhgoncalves

@equilibrio_academia_sc

@ocpnews

@naturale.produtos

@receituariomagistral

@esteticaspahealth

O OCP + Equilíbrio tem o patrocínio de: