Com problema na lombar, jornalista experimenta ventosaterapia para aliviar a dor

Massoterapeuta aplica ventosas nas costas de paciente

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Por: OCP + Equilíbrio

19/03/2021 - 13:03

Fortalecer os membros que sustentam o corpo é essencial para o exercício físico. A dor nas costas, um problema que atinge grande parte da população mundial, pode estar associada a diversos fatores, sendo o sedentarismo um deles.

Um ano de pandemia, sem um exercício regular e sem alongamento, fez com que as queixas de dores na lombar da Ana reaparecessem. Na última semana, ela teve um estiramento do músculo e foi necessário tratar o problema.

Com a massoterapeuta Rafaela Monarin, do Spa Health, a jornalista passou por uma ventosaterapia, bastante utilizada por atletas por promover a desintoxicação do organismo, alívio das dores na coluna e musculares.

Além disso, o tratamento estimula os pontos da acupuntura, melhora a oxigenação dos tecidos, regula o PH e traz a sensação de relaxamento e bem-estar ao paciente.

“O tratamento promove o vácuo. A ventosa faz a liberação da região tensionada, que resulta no relaxamento. Primeiro, utilizamos o infravermelho, que ativa a circulação nessa região e promove a vasodilatação para depois entrar com a massagem e os músculos estarem mais relaxados”, explica Rafaela.

A massagem terapêutica trabalha na soltura da contração, estimulando pontos gatilho. Depois, a ventosa deslizante libera a fáscia, membrana que envolve o músculo.

“Quando a fáscia está muito rígida ela também causa rigidez no músculo”, ressalta.

Ao ser aplicada, a ventosa promove uma troca gasosa através do vácuo, liberando o gás carbônico acumulado na musculatura e melhorando a oxigenação da região.

A massoterapeuta destaca que Ana estava com bastante tensão e contratura na região afetada. Ela indicou exercícios de alongamento e de fortalecimento, que já estão sendo feitos na Academia Equilíbrio.

“Foi uma semana difícil por causa das dores intensas, aliviadas com a ventosaterapia e com os exercícios”, destaca Ana Paula.

Acompanhe o OCP + Equilíbrio pelas plataformas OCP News, redes sociais dos parceiros e jornalistas:

@claudiocosta.jornalista,

@anahhgoncalves,

@esteticaspahealth,

@receituariomagistral,

@naturale.produtos,

@instaequilibrioacademia,

@ocpnews

E pelo perfil oficial do projeto: @ocpmaisequilibrio.