“Mudanças no trânsito de Jaraguá”

Por: Nelson Luiz Pereira

04/01/2020 - 15:01 - Atualizada em: 04/01/2020 - 15:49

O ano se inicia com significativas mudanças no trânsito de Jaraguá do Sul. De acordo com profundas análises e estudos técnicos de engenharia de tráfego, não há dúvidas de que, no contexto geral, essas mudanças serão benéficas para a trafegabilidade, segurança, conveniência e economia. Entretanto, é provável e até normal que, em algumas áreas geográficas da cidade, os munícipes possam não se sentirem beneficiados.

Contudo, requer-se senso de cidadania para compreender que um estudo de tráfego prioriza a funcionalidade do sistema viário em sua totalidade, ou seja, é a cidade como organismo vivo que deve ficar melhor. Oportuno se considerar também que, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DENIT), estudo dessa natureza, ‘consiste em uma avaliação feita por métodos sistemáticos de coleta, onde o objetivo fundamental é identificar a relação entre todos os elementos que compõem o tráfego, com o ambiente no qual ele está inserido’.

Somos uma cidade industrial, com rota comercial, e de alta renda per capita. Ingredientes estes, determinantes para o desenfreado crescimento de veículos, sem que haja equivalente expansão da capacidade viária. Denota-se assim, que a solução ideal não poderá estar, tão somente, a cargo da engenharia de tráfego. Estas soluções são necessárias, porém, são de caráter corretivo/paliativo.

No Brasil, a cultura de transporte sustentável ainda é incipiente. Prioriza-se autovias em detrimento de ciclovias. Continuamos seguindo na contramão. Não há estímulo do Governo, falta planejamento, investimento e incentivos fiscais. Cabe então, a cada cidadão, movido por consciência sustentável, garantir a definitiva e duradoura solução, adotando atitudes saudáveis e cidadãs, como compartilhamento de carona, transporte coletivo, meios de transportes alternativos limpos, incluindo-se substituir, na medida do possível, o carro pelas pernas.