“Jaraguá do Sul, és vibrante!”

Por: Nelson Luiz Pereira

22/07/2018 - 09:07 - Atualizada em: 23/07/2018 - 09:04

Na quarta-feira (25) Jaraguá celebrará seus 142 anos servindo ao seu povo um bolo de 142 quilos, além de outras manifestações festivas. Tomando-se esse peso de massa é até previsível o tamanho do bolo. Impossível, em contrapartida, é determinar o ‘tamanho’ de uma cidade com 142 anos.

Embora resida há 40 anos, não sou natural de Jaraguá do Sul. Morei em algumas cidades catarinenses. É comum amigos de fora me perguntarem qual o tamanho de Jaraguá. Invariavelmente, minha resposta é: “bem amigo, particularmente sinto que minha cidade é bem grande”. Então, despretensiosamente me omito de quaisquer números que possam traduzir dimensão física, e arremato com um reflexivo argumento complementar: “toda cidade é do ‘tamanho’ do coração daqueles que a habitam”. Logo, para mim, “Jaraguá é gigante”.

Uma cidade, na condição de organismo vivo, assume um sentido de construção coletiva. Então, por essa perspectiva ela é, em essência, um pouco de cada um. Esse um pouco de cada um, é o que vai moldando a identidade, o caráter e o ‘tamanho’ da cidade.

Obviamente os indicadores estruturais de natureza econômica, social, política e cultural, são determinantes para dimensionar e qualificar uma cidade. No entanto, não determinam, necessariamente, sua grandeza. Penso que grandeza de uma cidade, é uma percepção particular que deriva do sentimento de “pertença”. Significa dizer que, não basta compor parte, mas sim, fazer parte ativamente, estar inserido, construir e ser construído.

Quer aceitemos ou não, a verdade é que, transformar uma cidade não é tarefa exclusiva do poder público, diga-se de passagem. Há os que “moram” numa cidade e há os que “são” de uma cidade. Seja pessoa física ou jurídica, é fácil identificar os que “são” de uma cidade.

Basta observar o padrão de conduta. Esses, comumente dotados de senso coletivo e cidadania, manifestam atitudes contributivas como, plantar uma árvore, não sujar as ruas e praças, não poluir, reciclar seu lixo, cuidar de sua calçada, denunciar o vandalismo, respeitar a faixa de pedestres, dar carona ao colega de trabalho, doar parte de seu tempo a um voluntariado, promover doações à instituições e entidades visando o desenvolvimento e o bem comum, cobrar e fiscalizar as ações do poder público. Esses entendem que, transformar uma cidade é uma missão coletiva.

À minha ‘grande’ cidade, meu pequeno verso: Feliz aniversário, Jaraguá; por 142 anos de excelência; por seres no Brasil uma referência; pela unidade de tuas etnias; pela força vitoriosa que irradias; pela mensagem e legado de teu brasão; absorvido por tua vibrante população.