No âmbito da Educação, o mês de outubro se inicia com bola branca em nosso município. Não se trata só de bola branca, mas, de muitas bolas, das mais variadas cores, tamanhos e modalidades. Mas também não se trata só de muitas bolas, mas, de uma variedade de equipamentos esportivos, somando 7 mil itens, suprindo as 30 escolas municipais. Com investimento de pouco mais de meio milhão de reais, a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal, marca um golaço de iniciativa visionária, porque enxerga no esporte um imprescindível aliado da Educação.

Entender o esporte como instrumento educacional é promover o desenvolvimento humano em sua totalidade. Sabem os gestores mais atentos, que a neurociência está aí para evidenciar os inquestionáveis benefícios da educação esportiva dentro das escolas. Sabem eles que esses benefícios, vão muito além da saúde física. Pesquisas já comprovam que atividades esportivas estimulam as funções cognitivas, otimizando o desempenho escolar.

Mas também sabemos que Educação vai além de desempenho escolar. Novamente entra o esporte contribuindo, então, para o desenvolvimento das relações. Aprende-se valores como: respeito, ética, tolerância, persistência, paciência, colaboração e cidadania.
Conjugado a tudo isso, pode-se dizer que o esporte age como um antídoto, pois combate a inércia, a virtualidade e o isolamento dos jovens, diante do desenfreado desenvolvimento das tecnologias de informação. Um futuro melhor só se fará com pessoas melhores. Ações dessa natureza demonstram que nossa cidade está no caminho.