“Carros 4×4: a importância da troca simultânea dos pneus”

Foto Pixabay

Por: Auto Mecânica Nicoluzzi

18/08/2020 - 08:08 - Atualizada em: 18/08/2020 - 12:12

Um carro 4×4 é, definitivamente, o investimento automotivo certo para os apaixonados por viagens e aventuras. Eles são extremamente seguros e resistentes a estradas com terreno mais acidentado, como as do interior. Diferentemente dos automóveis convencionais, em que a força do motor é transferida apenas para duas rodas, nos 4×4, todas elas estão conectadas à transmissão.

Além de serem carros ideais para transitar em vias sem calçamento, com pedras, terra fofa ou lama, também possuem bastante força para subir em terrenos mais íngremes.

Mas quem tem um veículo deste tipo, deve prestar atenção a certos cuidados específicos, entre eles os pneus. Em tamanhos maiores e mais resistentes, os pneus de um carro 4×4 são classificados em basicamente dois tipos: 4WD e AWD.

No primeiro modelo, a tração é distribuída para duas ou todas as rodas, ficando a cargo do motorista – ou de um sistema eletrônico, escolher. Já nos modelos AWD, todas as rodas recebem a força vinda do motor, e essa distribuição não pode ser alterada. Também são conhecidos como veículos de tração integral.

Os pneus destes veículos são maiores e com ranhuras da banda de rodagem diferentes, trazendo vários pequenos blocos de borracha, o que garante mais tração em terrenos lamacentos. Esses carros costumam ser mais altos em relação ao solo e, em muitos casos, vêm equipados com itens como bagageiro e estepe do lado de fora.

Troca simultânea dos pneus

Assim como todos os veículos do mercado, é preciso fazer a troca dos pneus, de acordo com o desgaste ou tempo – fique atento ao manual do seu carro. A diferença é que, nos veículos 4×4, todos os pneus devem ser trocados ao mesmo tempo, exceto se um deles for danificado e precisar de troca por estepe.

Esta troca de todos os pneus deve acontecer devido ao desgaste dos mesmos. Por terem tração nas quatro rodas, a força aplicada pelo motor fará com que todos sofram desgaste igualmente. E, manter todos os pneus com um desgaste parecido é garantir maior segurança na direção e perfeito funcionamento do veículo.

Atenção a barulhos incomuns

Além dos cuidados com os pneus, fique atento também a barulhos incomuns e frequentes no seu 4×4. O quanto antes conseguir levá-lo para uma revisão, e garantir a correção do que estiver danificado, melhor e menos transtornos terá.

Em Jaraguá do Sul, você pode tirar dúvidas sobre a tração e funcionamento do seu 4×4 aqui na Auto Mecânica Nicoluzzi. Temos uma equipe especializada no assunto e pronta para sanar todas as dúvidas, oferecendo o melhor no serviço preventivo e corretivo.

Também poderemos lhe indicar os melhores fornecedores de pneus específicos para estes tipos de veículos, para fazer a troca, assim que necessário.

Onde encontrar

A Nicoluzzi fica na rua Carlos Hardt, 688, no bairro Água Verde em Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone: (47) 3371-2390.

Acompanhe a Nicoluzzi no Facebook para ficar por dentro das novidades.