“Barulhos na suspensão e o que eles indicam”

Por: Auto Mecânica Melchioretto

11/01/2019 - 10:01 - Atualizada em: 11/01/2021 - 13:56

Quando se fala em barulho em um veículo, uma das partes que mais precisa de atenção é a suspensão. Sempre que ela está emitindo sons diferentes, algum problema está acontecendo. Por isso, dê uma olhada em quais problemas os barulhos na suspensão podem indicar.

Barulhos fortes

Muitos pensam que estes sons estão associados ao amortecedor, contudo, não é bem assim. Bieletas com folgas, buchas de borracha desgastadas e outros problemas podem causar barulhos na suspensão. Para evitar estes sons indesejados, é importante fazer inspeções preventivas a cada 10 mil quilômetros.

Direção instável

Quando há desgaste nos amortecedores, alguns solavancos são transferidos à carroceria do automóvel. Por conta disso, o motorista irá perceber que o carro está instável. Este problema afeta também os pneus, dificultando controlar o veículo.

Atenção: os amortecedores não são a única causa de instabilidades na direção. O alinhamento e o balanceamento são imprescindíveis para evitar o problema.

Consulte seu mecânico de confiança para garantir que o sistema de suspensão está em bom estado.

 

Prato de molas

Estas peças dão suporte as molas e costumam ficar desgastadas no centro. Quando isso acontece, o motorista ouve um barulho de algo batendo enquanto dirige. Só um mecânico irá conseguir dizer com exatidão se é este o problema.

Somente desmontando toda a peça que será possível ver o centro do prato de molas.

Coxim do motor

Os coxins são peças que apoiam o motor e sofrem grandes impactos quando o carro passa em algum buraco. Quando danificados, estas peças fazem com que a suspensão comece a fazer barulhos.

Pinos do cavalete e pinças de freio

Se a suspensão do seu carro faz barulho somente quando você freia levemente, o problema é provavelmente nestas peças. Preste atenção no barulho e em quando ele acontece, isto irá ajudar o mecânico a identificar a causa dos sons indesejados.

Procure uma mecânica de confiança para fazer a revisão da suspensão. Ela é dá estabilidade ao veículo e se os problemas forem muito sérios, o risco de acidentes é alto.

Onde encontrar

A Auto Mecânica Melchioretto fica na rua 25 de Julho, 1715, no bairro Vila Nova em Jaraguá do Sul. Para marcar um horário, entre em contato pelo telefone: (47) 3371-5928. Para ficar por dentro das novidades, curta nossa página no Facebook (@AutoMecanicaMelchioretto).