“HPV pode ser uma doença silenciosa”

Por: Marcelo Langer

08/12/2020 - 17:12 - Atualizada em: 15/12/2020 - 14:21

O HPV é um vírus que infecta a pele ou mucosas (boca, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Ele é transmitido por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma de transmissão é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Portanto, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.

Também pode haver transmissão durante o parto. Como muitas pessoas infectadas pelo HPV não apresentam sinais ou sintomas, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo. Em alguns casos, o HPV pode ficar sem manifestar sinais (visíveis a olho nu) por meses ou anos.

A diminuição da imunidade pode desencadear a multiplicação do HPV e, consequentemente, provocar o aparecimento de lesões. A maioria das infecções em mulheres (sobretudo em adolescentes) tem resolução espontânea, pelo próprio organismo, em um período aproximado de até 24 meses.

A prevenção com a vacina é a melhor medida a ser tomada, ela é distribuída gratuitamente pelo SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos (o ideal é fazer a vacina antes do início da atividade sexual). Porém, as pessoas que já iniciaram a atividade sexual também podem fazer a vacina e se beneficiam dela.

A vacina é importante, pois o HPV está ligado ao câncer do colo do útero. A camisinha (preservativo) é um grande aliado no combate a essa infecção e as demais infecções sexualmente transmissíveis. Use e se proteja!

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).