“Entenda melhor a TPM e seus sintomas”

Foto: Piero Ragazzi

Por: Marcelo Langer

22/09/2020 - 14:09 - Atualizada em: 22/09/2020 - 18:40

A síndrome pré-menstrual (SPM), também conhecida como tensão pré-menstrual (TPM), é representada por um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais, que apresentam caráter cíclico e recorrente.
Eles se iniciam na semana anterior à menstruação e se aliviam com o início do fluxo menstrual. Esses sintomas ocorrem de uma a duas semanas antes do início da menstruação, sendo tipicamente grave o suficiente para interferir em alguns aspectos da vida.
Essa condição de saúde acomete cerca de 75% a 80% das mulheres em idade reprodutiva e tem grande variação no número, duração e gravidade dos sintomas. A forma mais grave atinge cerca de 3% a 8% das mulheres e os sintomas estão relacionados ao humor, como déficit de funcionamento social, profissional e familiar.
As causas podem estar relacionadas com a atividade cíclica ovariana e os efeitos dos hormônios femininos no cérebro.
Os sinais e sintomas que geralmente aparecem são: aumento do tamanho e da sensibilidade das mamas; dor e inchaço nas pernas e, às vezes, no corpo todo; ganho de peso; dor de cabeça; cansaço; aumento do volume abdominal; espinhas (acne); ansiedade; irritabilidade; depressão; mudanças de humor; baixa autoestima e alteração do apetite.
A intensidade dos sinais e sintomas encontrados são muito variáveis de mulher para mulher, e podem acometer as mulheres desde a primeira menstruação da vida até a menopausa. A maioria das mulheres busca ajuda para a TPM por volta dos 30 anos, após 10 anos ou mais convivendo com os sintomas.
O diagnóstico inclui como critérios de base a presença de um ou mais sintomas durante os cinco dias que antecedem o ciclo menstrual. Quando se tem até três desses sintomas presentes (físicos ou emocionais), a SPM é considerada leve e, até quatro sintomas, moderada.
Os critérios utilizados para diagnosticar os quadros mais graves são cinco ou mais sintomas na maioria dos ciclos menstruais durante a última semana pré-menstrual, sendo que estes começam a diminuir após o início da fluxo menstrual. Dentre os cinco ou mais sintomas relatados, deve estar presente pelo menos um dos listados a seguir:
  • Humor deprimido, sentimentos de falta de esperança ou pensamentos autodepreciativos;
  • Acentuada ansiedade, tensão, sentimento de estar com “nervos a flor da pele”;
  • Instabilidade afetiva acentuada;
  • Raiva ou irritabilidade persistente e acentuada ou conflitos interpessoais aumentados;
  • Diminuição do interesse pelas atividades habituais;
  • Sentimento subjetivo de dificuldade em concentrar-se;
  • Letargia, fadiga fácil ou acentuada, falta de energia;
  • Acentuada alteração do apetite, excessos alimentares ou avidez por determinados alimentos;
  • Hipersonia ou insônia;
  • Sentimento subjetivo de descontrole emocional;
Outros sintomas físicos, como sensibilidade ou inchaço das mamas, dor de cabeça, dor articular ou muscular, sensação de “inchaço geral” e ganho de peso podem aparecer.
As medidas para o tratamento variam desde abordagem conservadora (tratamento não medicamentoso) até tratamento medicamentoso ou mesmo cirúrgico. Dentre as intervenções não medicamentosas, são propostas mudanças no estilo de vida, incluindo-se a prática de exercícios aeróbicos, modificações na dieta e uso de preparados herbários. Outros estudos mostram que o uso de anticoncepcionais combinados ajudam no tratamento para o alívio dos sintomas.

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram: @drmarcelolanger.