“Endometriose e dor pélvica”

Dr. Marcelo Langer.

Por: Marcelo Langer

17/11/2020 - 14:11 - Atualizada em: 17/11/2020 - 14:36

Doutor por que sinto dor na barriga há muito tempo e os exames que faço não dão nenhum diagnóstico?

As dores na barriga podem ter várias causas devido a grande quantidade de órgãos presentes. As doenças mais graves que trazem risco de vida são facilmente diagnosticadas com o exame da paciente e os exames de laboratórios. Porém, têm dores que precisam de mais detalhamento para se achar a causa.

Hoje em dia há muitos casos de uma doença chamada Síndrome do Intestino Irritável, mas a maioria das pessoas não sabe que a tem. Ela cursa com dor na barriga, estufamento e geralmente com alguma alteração no hábito intestinal como diarreia frequentes, dificuldade para fazer cocô ou ainda uma alternância entre elas. Porém, esse não é meu foco, pois o especialista que acompanha essa doença é o gastroenterologista.

Quero falar para vocês hoje de uma doença de difícil diagnóstico e que também causa dor na barriga: a endometriose. Além das dores frequentes ela pode causar infertilidade. É uma condição que se caracteriza pela “menstruação que vai para dentro da barriga”, ou seja, células de dentro do útero acabam indo para dentro da barriga e se implantam nos intestinos, bexiga, ovários, parede abdominal.

O caminho certo dessas células é sair do corpo no período menstrual, porém, quando algumas delas fazem o caminho contrário, acabam por caracterizar a doença endometriose.

Os sintomas que ela pode apresentar são: dor pré-menstrual, dor nas relações sexuais, dor no pé da barriga por muito tempo, exaustão, sangramento menstrual irregular, alterações intestinais ou urinarias durante a menstruação e dificuldade para engravidar ou infertilidade. Ainda existem pacientes que não apresentam nenhum sintoma, mas que também possuem a doença.

O diagnóstico deve ser feito pelo seu ginecologista com ajuda de exames de imagem como ultrassom e ressonância. Outro exame que pode ser feito, mas que é mais invasivo é a videolaparoscopia.

Ele é feito por meio de uma câmera que, dentro da barriga, permite visualizar os focos de endometriose e no mesmo exame já pode ser realizado o tratamento com a retirada desses focos. O tratamento eficiente para cura da endometriose é a videolaparoscopia, os demais tratamentos (medicamentosos) servem para parar a evolução da doença.

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).