“Empoderamento feminino”

Foto: Piero Ragazzi

Por: Marcelo Langer

12/02/2021 - 14:02 - Atualizada em: 12/02/2021 - 14:42

Assunto polêmico né? Vamos lá! A palavra empoderamento significa: “ação de se tornar poderoso, de passar a possuir poder, autoridade, domínio sobre; passar a ter domínio sobre a sua própria vida”.
A palavra “empoderamento” é relativamente nova e veio para consolidar e ajudar as mulheres a manterem sua posição na sociedade.
A história nos mostra que a sociedade sempre foi (e continua) muito machista, dando poderes absolutos aos homens e diminuindo as mulheres. Cada época da sociedade tinha seus objetivos com isso, porém, a meu ver, isso se deve ao medo dos homens de perder seu espaço na sociedade (opinião minha).
Penso que homens e mulheres são diferentes sim e deveriam ser tratados de maneira diferente. “Ué, você também é machista então?” Não! Homens e mulheres pensam diferente, têm hormônios diferentes (principalmente em quantidade) e reagem diferente às situações do dia a dia.
A mulher tem um modo mais amoroso, mais sociável. O homem é mais rústico (de forma geral, com exceções). Porém, é muito importante que fique claro que, mesmo com essas diferenças, as mulheres podem e devem trabalhar com o que desejam, além disso, precisam ter o mesmo reconhecimento que um homem tem. O que importa não é o sexo do ser humano que ali está, e sim, os resultados que o seu trabalho demonstra!
Estou falando sobre isso, pois temos muito extremismo em relação a esse assunto e gostaria de promover uma reflexão, pois vejo muitas mulheres com baixa autoestima.
As mulheres têm um poder imenso nas mãos e são muito mais fortes do que imaginam ser. Entretanto, precisam cuidar para que este empoderamento não as deixe sobrecarregadas nas tarefas diárias. Elas são mães, empresárias, arquitetas, esposas, cuidam da casa e, em meio a tudo isso, é preciso ter um equilíbrio, caso contrário podem se perder no excesso de tarefas. Precisam de um tempo para a família, tempo para descanso individual, tempo com amigas (os) e claro, tempo sem fazer nada!
Esse desequilíbrio de afazeres pode trazer ansiedade, alterações hormonais, estresse excessivo, problemas no relacionamento e com os filhos, falta da libido, dificuldade ou dor na relação sexual e, com o passar do tempo, até mesmo doenças mais graves como pressão alta, depressão e problemas cardíacos.
Portanto, seja uma mulher empoderada com equilíbrio, divida as tarefas da casa com seu parceiro (a), busque ter uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares, tempo para lazer e um tempo sozinha.

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).