“Câncer de colo de útero”

Foto: Matheus Wittkowski | OCP News

Por: Marcelo Langer

12/03/2021 - 14:03 - Atualizada em: 12/03/2021 - 15:17

O mês de março ganhou a cor lilás devido à Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero. No Brasil são esperados mais de 16 mil novos casos dessa doença por ano. O HPV é responsável por 70% das neoplasias invasoras que causam esse tipo de câncer.

Apesar desses números serem assustadores, a boa notícia é que esse é um câncer que é fácil de rastreado e de ocorrer o diagnóstico precoce. Assim sendo, o tratamento nas fases iniciais costumam proporcionar a cura sem muitas complicações.

No Brasil já existe há muito tempo as campanhas de prevenção deste tipo de doença. O exame chama-se Papanicolau ou citologia oncótica do colo do útero, popularmente conhecido como preventivo. Ele pode ser feito pelo SUS de forma gratuita ou em qualquer laboratório de sua escolha.

O ideal é que seja feito anualmente em todas as mulheres que tenham atividade sexual regular e tenham entre 25 a 65 anos de idade. Exceto em casos excepcionais, pode-se espaçar mais a realização do exame (solicite avaliação do seu ginecologista).

Se você faz acompanhamento regular com seu ginecologista o exame costuma mostrar lesões pré-cancerígenas que com tratamento específico é possível evitar que se transforme em câncer.

Outra boa notícia é que temos a vacina contra o HPV! Ela deve ser aplicada idealmente em pacientes adolescentes que ainda não iniciaram atividade sexual (meninos e meninas – entre 9 e 14 anos de idade). Neste caso a vacina também está disponível no sus.

Caso você já tenha iniciado atividade sexual e/ou tenha mais 14 anos também poderá fazer a vacina, porém, não mais pelo SUS, apenas de modo particular em qualquer laboratório de sua escolha.

Portanto, se cuide, faça o Papanicolau, a vacina e consulte seu médico!

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).